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Montadora chinesa inaugura fábrica no Brasil prometendo até 100 mil carros por ano, geração de empregos, R$ 10 bilhões em investimentos, híbridos plug-in e motor flex com tecnologia da Bosch

Escrito por Alisson Ficher
Publicado em 15/08/2025 às 15:21
GWM inaugura fábrica em Iracemápolis com R$ 10 bi em investimentos, foco em híbridos plug-in e parceria para motor híbrido flex.
GWM inaugura fábrica em Iracemápolis com R$ 10 bi em investimentos, foco em híbridos plug-in e parceria para motor híbrido flex.
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Nova unidade da Great Wall Motors em Iracemápolis inicia produção com foco em híbridos e plug-in, prevendo expansão, nacionalização de peças e milhares de empregos, além de parceria tecnológica para desenvolver motor híbrido flex com a Bosch.

O Brasil ganhou nesta sexta-feira (15) uma nova fábrica de automóveis. A chinesa Great Wall Motors (GWM) inaugurou sua unidade em Iracemápolis (SP), em cerimônia com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do vice Geraldo Alckmin.

O plano industrial prevê investimentos de R$ 10 bilhões até 2032, foco em híbridos e híbridos plug-in e a ambição de chegar, em etapas, a 100 mil veículos por ano.

A planta foi adquirida da Mercedes-Benz em 2021 e passa a operar com produção inicial entre 20 mil e 30 mil carros/ano, preparada para 50 mil unidades em três anos.

A expansão para 100 mil veículos dependerá do avanço da nacionalização e da demanda.

A montadora afirma que o projeto deve gerar de 800 a 1.000 empregos até o fim de 2025; hoje, há cerca de 400 contratados.

Produção começa com o Haval H6

A primeira fase mira o SUV Haval H6, com versões híbrida e híbrida plug-in.

A montagem parte de componentes importados, mas com conteúdo local desde o início, incluindo pneus, vidros, rodas, bancos e chicotes elétricos.

GWM inaugura fábrica em Iracemápolis com R$ 10 bi em investimentos, foco em híbridos plug-in e parceria para motor híbrido flex.
GWM inaugura fábrica em Iracemápolis com R$ 10 bi em investimentos, foco em híbridos plug-in e parceria para motor híbrido flex.

A pintura será feita no próprio complexo paulista.

A GWM trabalha para, em três anos, atingir 60% de nacionalização, patamar que permitiria ampliar o fornecimento à região.

No evento, a empresa reiterou que modelos 100% elétricos terão cronograma posterior.

Antes disso, chegarão à linha a picape Poer e o SUV Haval H9, inicialmente com motorização a diesel enquanto a unidade avança na curva de aprendizado produtiva.

Indústria local e fornecedores

O plano inclui nomeação de uma dezena de fornecedores nacionais já na largada, após rodadas com mais de 100 autopeceiros nos últimos meses.

A empresa diz que o programa de localização seguirá por etapas, com contratos de confidencialidade, análises de capacidade e fechamento comercial.

“O Brasil é o headquarter da GWM na América Latina e tem o papel de intensificar nossa presença na região”, afirmou Ricardo Bastos, diretor de Assuntos Institucionais.

A estratégia de conteúdo local atende ao Programa Mobilidade Verde e Inovação (MoVer), política federal que condiciona benefícios fiscais a metas de eficiência, inovação e sustentabilidade.

A GWM afirma que sua engenharia local trabalhará junto às equipes globais para cumprir os requisitos técnicos e de emissões previstos no programa.

Híbrido flex em desenvolvimento com a Bosch

GWM inaugura fábrica em Iracemápolis com R$ 10 bi em investimentos, foco em híbridos plug-in e parceria para motor híbrido flex.
GWM inaugura fábrica em Iracemápolis com R$ 10 bi em investimentos, foco em híbridos plug-in e parceria para motor híbrido flex.

Para adaptar a oferta ao mercado brasileiro, a montadora planeja versões híbridas flex — capazes de rodar com etanol ou gasolina — a partir de 2026.

“A Bosch do Brasil já está desenvolvendo o motor híbrido flex para nossos veículos”, disse Bastos.

Segundo o executivo, engenheiros chineses participam do projeto para absorver o conhecimento sobre biocombustíveis.

“Nossa engenharia não domina ainda o flex, e é muito positivo que, a partir do Brasil, a gente agregue tecnologia e conhecimento lá na China”, completou.

Empregos e ritmo de ramp-up

A produção começa em um turno e, conforme a empresa, pode alcançar 50 mil veículos/ano “rapidamente” com ganho de escala.

A abertura de um segundo turno está no horizonte de 2026, dependendo do avanço das contratações e da base de fornecedores.

Além dos empregos diretos, a GWM projeta efeito multiplicador na cadeia de autopeças, logística e serviços.

A capacidade instalada na largada fica próxima das vendas atuais da marca no Brasil, sustentadas pelo próprio Haval H6 importado.

A transição será gradual: a produção local abastecerá as concessionárias à medida que os estoques importados forem sendo escoados.

Exportações e regras de origem

Além do mercado interno, a GWM mira exportações para países com acordos comerciais com o Brasil, como Argentina e México, assim que cumprir os requisitos de origem aplicáveis aos produtos automotivos.

O objetivo de 60% de conteúdo local em três anos é apontado pela empresa como passo necessário para viabilizar esse movimento, em linha com as exigências regionais e dos tratados vigentes.

Ambiente regulatório: MoVer e kits de montagem

GWM inaugura fábrica em Iracemápolis com R$ 10 bi em investimentos, foco em híbridos plug-in e parceria para motor híbrido flex.
GWM inaugura fábrica em Iracemápolis com R$ 10 bi em investimentos, foco em híbridos plug-in e parceria para motor híbrido flex.

A inauguração ocorre em meio a mudanças no ambiente regulatório.

O MoVer elevou metas de eficiência e inovação e ajustou critérios de tributação conforme o desempenho ambiental dos veículos.

Em paralelo, o governo autorizou, por prazo limitado, a importação de kits CKD e SKD para eletrificados com alíquota zero de importação, dentro de cotas financeiras definidas.

A medida busca destravar o início de operações e acelerar a nacionalização subsequente.

A GWM avalia essas alternativas logísticas ao mesmo tempo em que estrutura sua rede de fornecedores no país.

Contexto competitivo: presença chinesa em expansão

O avanço da GWM integra a nova onda de investimentos de montadoras chinesas no Brasil.

BYD, por exemplo, avança em Camaçari (BA) com testes de montagem de Dolphin Mini e Song Pro, enquanto conclui licenças para inauguração plena.

O reforço de players asiáticos acirra a concorrência em segmentos de SUVs, picapes e veículos eletrificados, com foco crescente em tecnologia, eficiência energética e custos.

Autoridades e bastidores

Além de Lula e Alckmin, participaram autoridades federais e estaduais ligadas à indústria e ao trabalho.

O governador Tarcísio de Freitas foi convidado, mas não compareceu.

A cerimônia serviu também para apresentar ao governo a agenda de P&D, qualificação técnica e projetos de mobilidade de baixa emissão conectados ao ecossistema paulista.

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GWM inaugura fábrica em Iracemápolis com R$ 10 bi em investimentos, foco em híbridos plug-in e parceria para motor híbrido flex.

Próximos passos

Até o fim do ano, a GWM pretende ampliar o mix nacional com novos modelos, manter a rampa de nacionalização e detalhar parcerias com fabricantes de baterias e componentes estratégicos.

O Haval H6 seguirá como carro-chefe na transição do portfólio importado para o produzido em Iracemápolis, enquanto os projetos de híbrido flex e de expansão de capacidade ganham maturidade.

No médio prazo, o plano industrial prevê consolidar a irradiação para a América Latina, desde que as metas técnicas e de conteúdo local sejam cumpridas.

Ao inaugurar mais uma fábrica de carros no país e apostar em híbridos plug-in com perspectiva de motor flex desenvolvido em parceria com a Bosch, a GWM se compromete a um ciclo de investimento longo, com metas explícitas de emprego e nacionalização.

Diante desse cenário, qual será o ritmo real da indústria brasileira para transformar esse impulso em escala competitiva e exportações sustentáveis?

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Alisson Ficher

Jornalista formado desde 2017 e atuante na área desde 2015, com seis anos de experiência em revista impressa, passagens por canais de TV aberta e mais de 12 mil publicações online. Especialista em política, empregos, economia, cursos, entre outros temas. Registro profissional: 0087134/SP. Se você tiver alguma dúvida, quiser reportar um erro ou sugerir uma pauta sobre os temas tratados no site, entre em contato pelo e-mail: alisson.hficher@outlook.com. Não aceitamos currículos!

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