1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Montadora chinesa de veículos eletrificados BYD quer comprar a fábrica do Ford Focus para produzir carros elétricos
Tempo de leitura 2 min de leitura

Montadora chinesa de veículos eletrificados BYD quer comprar a fábrica do Ford Focus para produzir carros elétricos

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 27/01/2023 às 11:13
montadora, fábrica, investimento
Foto: Reprodução. Fonte: Quatrorodas

A BYD tem como objetivo descentralizar a produção de carros elétricos na Europa e precisa de um local para instalar sua fábrica

A montadora chinesa BYD tem grandes expectativas para o início da sua produção na Europa e, para isso, conta com a compra de uma fábrica da Ford. Além de planejar vender veículos elétricos, ela pretende se estabelecer como um grande produtor local de automóveis. Após a apresentação de três veículos elétricos para o Velho Continente (Tan, Han e Yuan Plus), a montadora chinesa deseja descentralizar a produção na Europa.

Entretanto, para colocar o plano em prática, precisa de um local para instalar sua fábrica. Nesse caso, a fábrica do Ford Focus seria ideal para a produção de carros que utilizam energia elétrica. Trata-se da fábrica de Saarlouis, que se localiza na Alemanha, onde o Focus é produzido há vários anos, tornando- se histórica para a Ford.

Possível compra da fábrica da Ford Focus pela BYD

Uma das possibilidades para que a BYD tenha sucesso na produção de veículos elétricos na Europa é a compra da fábrica que pertence à Ford e fica em Saarlouis, no oeste da Alemanha. O local  já se tornou histórico para a montadora norte-americana, que há muitos anos produz o Ford Focus por lá.

De acordo com a matéria publicada pelo norte-americano Wall Street Journal, os executivos da Ford estão prontos para viajar para a China no decorrer da próxima semana para selar um acordo. Entretanto, o público criou um novo questionamento: por que a Ford abriria mão de uma fábrica tão importante e estratégica?

Por que a Ford abriria mão de uma fábrica tão importante e estratégica?

Um possível motivo para a aceitação da compra da fábrica é a aposentadoria definitiva do Ford Focus, que foi anunciada com previsão para 2025, ou seja, daqui a aproximadamente dois anos. Com isso, a Ford poderia se dedicar com afinco aos veículos elétricos de passageiros e comerciais leves. 

A BYD já é líder mundial na produção de veículos eletrificados e pretende se estabelecer em várias regiões do mundo, sendo que a Europa será crucial nesse processo. Entretanto, a matéria do Wall Street Journal divulgou que, além da montadora chinesa, existem outros 15 investidores interessados na fábrica da Ford.

Roberta Souza

Engenheira de Petróleo, pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos

Compartilhar em aplicativos