Nova empresa de energia da Enel vai prestar serviços de instalação de baterias para melhorar a mobilidade de carros elétricos no Brasil
As vendas de carros elétricos aumentaram substancialmente no primeiro trimestre deste ano. A frota de carros elétricos mais que dobrou, alcançando a marca de 86.986 veículos, segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).
Apesar dos dados apresentados serem bastante positivos, ainda é muito pequena a participação dos carros elétricos no conjunto convencional de mobilidade brasileira, que somam mais de 38 milhões de carros de passeio. Contudo, não há dúvidas no potencial desse setor.
Tendo em vista a demanda por soluções de carregamento das baterias dos carros elétricos, a empresa de energia Enel criou no Brasil a Enel X Way, sua subsidiária que tem foco na mobilidade elétrica.
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A nova empresa, que opera na Europa acerca de dois meses, vai proporcionar aos clientes de mobilidade elétrica soluções para carregar seus veículos e ainda ajudá-los na gestão do carregamento desses carros, sendo eles de passeio ou comerciais.
Previsões mostram que carros elétricos serão 20% da frota brasileira em 2030
Segundo dados da Projeções da Associação Nacional dos Fabricantes de veículos automotores, até 2030 a mobilidade elétrica representará até 20% da frota nacional.
É um número ínfimo, considerando que em níveis mundiais, as vendas de carros elétricos dispararam 120% só neste ano, mesmo com uma elevação considerável no preço das baterias, que sofreu um aumento, só no ano passado, de 108%.
Comparando as vendas de carros elétricos com as vendas de carros a combustão, os carros a combustão tiveram suas vendas aumentadas em menos de 5%, indicando uma elevação da participação da mobilidade elétrica no mercado.
O que é necessário para recarregar o carro elétrico na garagem?
Na opinião do executivo que vai coordenar a Enel X Way – Paulo Roberto Maisonnave – a preocupação de uma parte dos consumidores de carros elétricos, é não conseguir carregar o veículo.
“Nós estamos acostumados a parar no posto de gasolina, porém esse é um modelo ineficiente”, relata. “É bem mais inteligente utilizar a mobilidade elétrica.”
As soluções da Enel X Way foram projetadas para levar a infraestrutura de recarga e a inteligência.
Os carros elétricos, de um modo geral, precisam de equipamentos específicos para serem carregados, por mais que funcionem em qualquer tomada, sem o carregador recomendado o abastecimento de energia é lento e oscilações na rede podem fazer com que a bateria não receba a energia necessária para seu perfeito funcionamento.
Como grande parte dos carros de mobilidade elétrica possuem bateria com uma quantidade considerável de softwares embarcados, a ideia da Enel é utilizar essa conexão para criar sistemas que administrem, por exemplo, frotas de entrega urbana, táxis e carros de aplicativos.
Essa inteligência vai estar conectada à rede de abastecimento através dos chamados hubs de recarga. No mundo, a Enel possui, aproximadamente, 350.000 pontos de recarga para carros elétricos.
Postos de combustíveis do futuro
Esses hubs não serã apenas “postos de combustíveis elétricos”. De acordo com Paulo Maisonnave, por serem mais simples, os carregadores de veículos elétricos podem funcionar em centros comerciais e de serviços, como em pequenos shoppings, por exemplo.
“Um posto de combustível precisa de uma área muito maior e tem o reservatório, que gera um impacto ambiental. Eu só preciso de uma vaga”, relata.
Ainda segundo Maisonnave, o Brasil conta com poucos pontos de recarga, embora esteja alinhado com a média global de carregadores elétricos por veículo nas ruas.
A expectativa da subsidiária da Enel, Enel X Way, é triplicar os investimentos e os lucros no próximo ano. Para isso, conta com parcerias como boa parte das montadoras que atuam no Brasil e uma rede mundial que fabrica equipamentos de recarga.
Maisonnave, no entanto, declara que a lógica dos carros elétricos é diferente da dos carros a combustão no que tange a recargas. A maior parte das recargas deverá ser feita na garagem residencial ou da empresa quando o carro estiver parado.
No Brasil, é normal os motoristas terem um lugar para guardar seus carros, enquanto na Europa o mais comum é parar os carros na rua mesmo, por conta do alto preço dos espaços urbanos.
Os pontos de recarga vão servir para casos de emergência, ou para beneficiar, por exemplo, os clientes de shoppings e trabalhadores de prédios comerciais.