O Mitsubishi Lancer Ralliart é um carro que passa despercebido por muitos, mas que guarda um verdadeiro tesouro para os amantes da dirigibilidade e performance. Diferente do famoso Lancer Evolution, o Ralliart é mais acessível e tem tudo para surpreender aqueles que buscam um veículo esportivo e versátil, ideal para o uso diário. Mas afinal, o que torna o Mitsubishi Lancer Ralliart uma opção tão desejada e, ao mesmo tempo, desconhecida? Aqui, vamos explorar os detalhes desse modelo que entrega diversão e robustez a um preço competitivo.
O Mitsubishi Lancer Ralliart nasceu como uma versão “amansada” do Lancer Evolution, trazendo uma proposta de esportividade sem o alto custo do Evo X. Sua história remonta ao sucesso da Mitsubishi nos ralis, onde o nome “Ralliart” surgiu como uma junção de rally e arte, símbolo de um carro de alta performance. O Lancer Ralliart herdou tecnologias de ponta da época, posicionando-se como um modelo de alta dirigibilidade, mas com foco na praticidade para o dia a dia.
Comparação com Toyota Corolla e Honda Civic
Quando falamos de sedãs populares, o Toyota Corolla e o Honda Civic são referências. Porém, o Mitsubishi Lancer Ralliart oferece uma proposta única: ele combina a praticidade de um sedã com a adrenalina de um carro esportivo.
Diferente do Corolla e do Civic, o Lancer Ralliart conta com um motor 2.0 turbo de 250 cavalos e uma tração integral que eleva a performance em curvas e acelerações. Para quem busca algo mais “picante”, o Lancer Ralliart é uma opção bem mais emocionante, enquanto Corolla e Civic oferecem mais conforto e durabilidade, com foco em um público mais familiar.
- Mitsubishi Triton 2025 chega para virar o jogo e deixar Fiat Titano e Nissan Frontier para trás no mercado brasileiro!
- Com investimento COLOSSAL de R$ 9,5 BILHÕES, Stellantis adquire 20% da Leapmotor e agora pode produzir, vender e exportar os carros elétricos para a Europa e EUA!
- Volkswagen Taos 2025 chegou para roubar a cena: design elétrico, tecnologia incrível e a missão de desbancar Compass e Tiggo 7 no Brasil
- Stellantis revoluciona mercados com NOVA plataforma STLA Frame: Motorização a combustão e tecnologia de ponta em SUVs e picapes
O motor e a tecnologia do Mitsubishi Lancer Ralliart
Com motor 4B11T 2.0 turbo e 35 kgfm de torque, o Mitsubishi Lancer Ralliart entrega desempenho com uma potência empolgante, herdada diretamente do Evolution. Ele compartilha a base mecânica com o Evo, mas com ajustes que o tornam menos agressivo, ideal para quem busca emoção sem sacrificar o conforto no uso diário.
Diferente dos esportivos comuns, o Ralliart possui transmissão Sport Tronic SST de dupla embreagem, proporcionando trocas de marcha rápidas e eficientes, porém, sem a opção de câmbio manual.
Dirigibilidade e conforto
A experiência ao volante do Mitsubishi Lancer Ralliart é incomparável, especialmente para quem gosta de uma direção firme e segura. Sua tração integral AWD oferece segurança e estabilidade, mesmo em terrenos adversos.
Em termos de espaço interno, ele acomoda bem uma família, sendo um hatchback com 450 litros de porta-malas, uma característica que torna o carro mais versátil para o dia a dia e viagens. No entanto, seu multimídia básico e o isolamento acústico simples podem ser pontos a melhorar para quem deseja um interior mais refinado.
Preço e disponibilidade
Hoje, um Mitsubishi Lancer Ralliart 2012 tem valor aproximado de R$ 83 mil na tabela Fipe, mas o preço pode variar devido à raridade e à procura entre os entusiastas. Em comparação, um Lancer Evolution pode ultrapassar os R$ 200 mil, fazendo do Ralliart uma opção bem mais acessível. Para quem está cansado das opções convencionais, como Toyota Corolla e Honda Civic, o Lancer Ralliart oferece um custo-benefício interessante.
Manutenção e principais problemas
Embora robusto, o Mitsubishi Lancer Ralliart exige manutenção cuidadosa. A transmissão de dupla embreagem, por exemplo, requer troca de óleo a cada 40 mil km, apesar do manual sugerir 105 mil km. Além disso, os discos de embreagem e o garfo que aciona as embreagens podem apresentar desgaste precoce se o carro for dirigido de forma agressiva.
Outro ponto de atenção é o aquecimento da transmissão, que pode exigir upgrades na refrigeração para aqueles que pretendem explorar mais o potencial do motor.
O Mitsubishi Lancer Ralliart é uma joia rara para quem busca um carro esportivo acessível, que combina performance e versatilidade. Com preço atrativo, ele oferece uma experiência de direção envolvente, ideal para quem quer um carro diferente dos tradicionais Toyota Corolla e Honda Civic. Se você procura um veículo que combine a emoção de um esportivo com a praticidade de um sedã, o Lancer Ralliart pode ser exatamente o que você está buscando.