1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Mitsubishi e Nissan antecipam lançamento do micro carro elétrico que pode revolucionar a indústria automotiva global
Tempo de leitura 4 min de leitura

Mitsubishi e Nissan antecipam lançamento do micro carro elétrico que pode revolucionar a indústria automotiva global

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 12/01/2022 às 10:19
Mitsubishi - Nissan - indústria automotiva - carro elétrico - micro carro elétrico -
Nissan IMk concept – Foto: Divulgação/Nissan

Em parceria, a Nissan e a Mitsubishi, por meio da Joint Venture NKMV Co. 50/50, anteciparam o lançamento do seu micro carro elétrico para este ano, deixando todos da indústria automotiva ansiosos

A Mitsubishi terá cerca de sete veículos conceito em exposição no Salão de Tóquio 2022 (14 a 16 de janeiro), mas o que mais tem chamado a atenção dos fãs da indústria automotiva é o conceito de micro carro elétrico K-EV X Style. Antecipando um futuro kei car totalmente elétrico, este modelo conceito, criado em parceria com a Nissan, promete juntar segurança, conforto e tecnologia, além de ser voltado para a sustentabilidade.

Leia outras notícias relacionadas

Micro carro elétrico da Nissan e da Mitsubishi chegará ao mercado ainda este ano

Apresentação do micro carro da Nissan – Reprodução/Youtube

De acordo com a Mitsubishi, o conceito elétrico “mistura” a aceleração suave e progressiva, a dirigibilidade de um kei car e o conforto de rodagem com a qualidade de um modelo elétrico, ao mesmo tempo que oferta sistemas avançados de assistência ao motorista.

Apesar de ainda não ter suas especificações reveladas, o estilo do micro carro elétrico deve ser uma prévia bem próxima da versão de produção, que chegará à indústria automotiva no início deste ano. Vale lembrar que o próximo ano fiscal no Japão vai de 1° de abril deste ano até 31 de março do próximo ano. O micro carro elétrico da Nissan e Mitsubishi junta racks no teto e revestimento plástico envolvendo as caixas de rodas, para-choques, dianteira, com um padrão de pintura em dois tons que conta com uma carroceria azul fosca e um teto cor de cobre.

Segundo a montadora, a última cor é uma referência ao “enrolamento de um motor elétrico”. O conceito que mudará a indústria automotiva também possui emblemas em forma de X no para-choque frontal e lateral da carroceria que tem como intuito “simbolizar a combinação de uma carroceria kei com uma “sensação SUV” e apelo de um veículo 100% elétrico.

Além do K-EV X Style, o estande da Mitsubishi no Salão de Tóquio também é composto pelo Minicab-MiEV B-Leisure Style, um conceito focado no lazer baseado em um carro elétrico comercial.

Nissan também lançará um micro carro elétrico

O conceito está sendo construído em parceria com a Nissan, por meio da joint venture NKMV Co. 50/50. A Nissan também lançará seu kei car 100% elétrico para a indústria automotiva na mesma plataforma e seu modelo tem chances de ser inspirado no design do Nissan IMk Concept de 2019.

Um dos destaques é que o modelo vem equipado com o MiEV Power Box, que pode utilizar energia da bateria para alimentar eletrodomésticos e aparelhos eletrônicos como uma chaleira elétrica, um laptop, cafeteira, entre outros. Assim como o conceito K-EV X Style, o conceito da Nissan apresenta um esquema de pintura em dois tons, onde o teto é em marfim e a carroceria é verde musgo, que remete a acampamentos e florestas.

Toyota também traz um micro carro elétrico à indústria automotiva

Lançado há um pouco mais de um ano, o micro carro elétrico da Toyota atraiu olhares do mercado, mas era vendido apenas de forma exclusiva a governos locais e empresas. Porém, isso mudará esse mês, pois a montadora anunciou que o C+pod também será comercializado pra clientes particulares.

O modelo está com preço na média de R$ 80 mil e oferta uma autonomia de 150 km. Além disso, atinge uma velocidade máxima de 60 km/h com um torque de 5,6 kgfm e 9,2 kW de potência.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos