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Produรงรฃo de biodiesel cresce no Brasil e Abiove defende elevaรงรฃo da mistura B15 no diesel nacional

Escrito por Caio Aviz
Publicado em 21/05/2025 ร s 11:35
Instalaรงรฃo de biodiesel no Brasil com campo de soja e frasco de biocombustรญvel em destaque
Campo de soja, frasco de biodiesel e usina ao fundo simbolizam o avanรงo da produรงรฃo nacional de biocombustรญvel
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Queda nos preรงos do biodiesel e do รณleo de soja reforรงa viabilidade

Conforme dados divulgados pela Associaรงรฃo Brasileira das Indรบstrias de ร“leos Vegetais (Abiove) em 8 de maio de 2025, o preรงo do biodiesel caiu aproximadamente 15% desde dezembro de 2024. Alรฉm disso, o valor do รณleo de soja, principal matรฉria prima utilizada na produรงรฃo de biodiesel, apresentou uma reduรงรฃo acumulada de 5,7% entre janeiro e abril deste ano, segundo a Secretaria de Comรฉrcio Exterior (Secex). Ainda que esses fatores econรดmicos apontem para um cenรกrio favorรกvel, a mistura obrigatรณria de biodiesel no diesel segue em 14% (B14) desde marรงo de 2024, conforme decisรฃo do Conselho Nacional de Polรญtica Energรฉtica (CNPE). A Abiove defende que a elevaรงรฃo da mistura para 15% (B15) รฉ possรญvel sem impacto nos preรงos finais ao consumidor, desde que aprovada ainda em 2025.

Capacidade industrial e safra de soja respaldam ampliaรงรฃo

O Brasil possui capacidade instalada para produzir atรฉ 10 bilhรตes de litros de biodiesel por ano, segundo dados da Uniรฃo Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio). A safra 2024/2025 de soja alcanรงou produรงรฃo superior a 150 milhรตes de toneladas, conforme balanรงo divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O รณleo de soja, que representa mais de 70% da matรฉria-prima utilizada no biodiesel nacional, estรก com disponibilidade estรกvel. A substituiรงรฃo parcial do diesel fรณssil por biodiesel pode contribuir com os compromissos climรกticos firmados pelo Brasil. A estrutura produtiva do setor estรก pronta para atender a uma demanda maior caso o CNPE autorize o avanรงo do B15. A prรณxima reuniรฃo do conselho estรก prevista para dezembro de 2025, e atรฉ lรก, o percentual atual segue em vigor.

Custos controlados e benefรญcios ambientais ampliam apoio ร  mistura B15 no diesel nacional

A justificativa para manter a mistura em 14%, apresentada pelo governo em 2024, foi o risco de alta inflacionรกria em funรงรฃo do preรงo do รณleo de soja na รฉpoca. Contudo, com a reduรงรฃo dos preรงos registrada em 2025, esse argumento perdeu forรงa entre entidades do setor produtivo. Estudos publicados pela FGV Energia em marรงo de 2025 indicam que a elevaรงรฃo da mistura teria impacto nulo sobre o preรงo do diesel na bomba, considerando os valores atuais de mercado. Adicionalmente, a produรงรฃo de biodiesel no Brasil contribui para a reduรงรฃo das emissรตes de gases de efeito estufa e fortalece cadeias agrรญcolas ligadas ร  oleaginosa. A Abiove ressalta que a mudanรงa seria gradual e avaliada por parรขmetros tรฉcnicos definidos pelas autoridades reguladoras.

Projeรงรตes para o B15 no diesel indicam impacto positivo na cadeia produtiva brasileira

Se o B15 vigorar em 2025, a demanda extra de biodiesel pode chegar a 650 milhรตes de litros, exigindo 700 mil toneladas de soja. Essa estimativa foi divulgada pela Abiove e รฉ baseada nas projeรงรตes de consumo do diesel nacional ao longo do ano. Segundo o IBGE, o processamento de soja em 2025 pode atingir 57,5 milhรตes de toneladas, superando as 55,8 milhรตes de 2024. A Confederaรงรฃo da Agricultura e Pecuรกria do Brasil (CNA) avalia que o setor agroindustrial tem condiรงรตes logรญsticas para atender ร  nova demanda.

Prรณximos passos para a adoรงรฃo da mistura B15 no diesel nacional dependem do CNPE

A proposta para avanรงar com a mistura B15 depende da decisรฃo do Conselho Nacional de Polรญtica Energรฉtica, que se reunirรก em dezembro de 2025. Enquanto isso, a Abiove continua dialogando com autoridades do governo e, alรฉm disso, apresenta dados tรฉcnicos e econรดmicos que comprovam a viabilidade da proposta. A entidade afirma que o setor estรก pronto para ajustar o fornecimento e, portanto, contribuir com a descarbonizaรงรฃo e a reduรงรฃo dos combustรญveis fรณsseis. Embora ainda nรฃo haja definiรงรฃo oficial, a expectativa รฉ de que a decisรฃo considere, sobretudo, os indicadores atualizados de produรงรฃo, oferta e preรงos.




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Caio Aviz

Escrevo sobre o mercado offshore, petrรณleo e gรกs, vagas de emprego, energias renovรกveis, mineraรงรฃo, economia, inovaรงรฃo e curiosidades, tecnologia, geopolรญtica, governo, entre outros temas. Buscando sempre atualizaรงรตes diรกrias e assuntos relevantes, exponho um conteรบdo rico, considerรกvel e significativo. Para sugestรตes de pauta e feedbacks, faรงa contato no e-mail: avizzcaio12@gmail.com.

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