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Ministério da Infraestrutura planeja contratar R$ 137 bilhões em investimentos que, vão gerar mais de 2 milhões de emprego

Escrito por Flavia Marinho
Publicado em 18/12/2020 às 11:20
emprego - portos - privatização - leilão

As 50 concessões, privatizações e renovações devem render R$ 137,5 bilhões em investimentos contratados e gerar mais de 2 milhões de emprego

Cerca de 2 milhões de emprego serão gerados no próximo ano com a venda de 50 ativos, dos quais estão inclusos 23 aeroportos; 17 terminais portuários; duas ferrovias (FIOL e Ferrogrão) e uma renovação antecipada (MRS); além de onze lotes de rodovias. Serão leiloados hoje (18/12) os terminais portuários na Bahia, Alagoas e Paraná

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Se os desafios apresentados no cenário de 2020 permitiram entregas importantes para o setor da infraestrutura, para 2021 a expectativa do Governo Federal é ainda maior. Ainda haverá a desestatização da Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa). Um total de mais de R$ 137,5 bilhões de investimentos e quase R$ 3 bilhões em outorga para o governo.

“2021 será um ano muito rico para o setor de infraestrutura, um ano de muitas realização. Teremos mais de 50 ativos sendo transferidos. Teremos uma série de leilões. A ideia é contratar R$ 137 bilhões e, investimentos que, quando materializados, vão gerar mais de dois milhões de emprego”, afirmou o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas.

Previsto para março do ano que vem, acontece a sexta rodada de concessões aeroportuárias, envolvendo 22 aeroportos divididos em três blocos. São nove terminais da região Sul, sete da região Norte e outros seis no Centro-Oeste e Nordeste do país.

Com leilão previsto para o 1º trimestre de 2021, MInfra prepara o arrendamento de mais duas áreas importantes do Porto de Santos: os terminais STS08 e STS08A. As áreas devem somar investimentos de cerca de R$ 1,2 bilhão – a maior licitação portuária dos últimos 15 anos. O vencedor administrará os terminais pelo período de 25 anos. Também está prevista a desestatização da Companhia Docas do Espirito Santo (Codesa), a primeira a ser realizada no Brasil.

Em 2021 o outro ativo de peso para o MInfra e que vai a leilão é a nova concessão da Via Dutra (BR-116), que liga São Paulo e Rio de Janeiro. O projeto também abrange a inclusão da rodovia Rio-Santos (BR-101). O novo operador administrará a rodovia pelo período de 30 anos, com investimentos previstos de mais de R$ 14,5 bilhões, neste que será o maior leilão rodoviário da história do Brasil.

Já no campo ferroviário, destaque para a concessão do primeiro trecho da Ferrovia Oeste-Leste (FIOL), que vai ligar o minério de Caetité, na Bahia, ao Porto de Ilhéus, e para a Ferrogrão, projeto desafiador e inovador que prevê a construção de uma ferrovia ligando a produção do norte do Mato Grosso aos portos de Miritituba, no Pará, reequilibrando a matriz de transporte brasileira e ampliando a capacidade de exportação pelo Arco Norte (portos situados acima do Paralelo 16° S).

Concessões previstas para 2021

23 Aeroportos

  • Bloco Sul: Curitiba/PR, Foz do Iguaçu/PR, Londrina/PR, Bacacheri em Curitiba/PR, Navegantes/SC, Joinville/SC, Pelotas/RS, Uruguaiana/RS e Bagé/RS;
  • Bloco Norte I: Manaus/AM, Tabatinga/AM, Tefé/AM, Porto Velho/RO, Rio Branco/AC, Cruzeiro do Sul/AC e Boa Vista/RR;
  • Bloco Central: Goiânia /GO, Palmas/TO, São Luís/MA, Imperatriz/MA, Teresina/PI e Petrolina/PE;
  • Relicitação do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante/RN;
  • Alienação da participação da Infraero nas concessionárias dos Aeroportos Internacionais de Guarulhos/SP, Brasília/DF, Galeão/RJ e Confins/MG. A Infraero contratou empresa especializada para a realização dos estudos. Execução das vendas está prevista para o 2º trimestre de 2021.

17 Arrendamentos portuários e 1 desestatização

4 terminais no Porto de Itaqui/MA (IQI03, IQI11, IQI12,IQI13);
1 terminal no Porto de Santana/AP (MCP02);
1 terminal no Porto do Mucuripe/CE (MUC01);
3 terminais no Porto de Maceió/AL (MAC11, MAC12 e MAC13);
2 terminais no Porto de Santos/SP (STS08 e STS08A);
1 terminal no Porto de Areia Branca/RN (TERSAB);
2 terminais no Porto de Vila do Conde/PA (VDC10 e VDC10A);
2 terminais no Porto de Paranaguá/PR (PAR32 e PAR50);
1 desestatização: CODESA/ES.

2 Ferrovias

2 concessões: FIOL e Ferrogrão
1 renovação: MRS

11 Rodovias

BR-153/080/414/GO/TO;
BR-163/230/MT/PA;
BR-381/262/MG/ES;
BR-116/101/SP/RJ (Dutra/Rio-Santos);
Rodovias Integradas do Paraná (6 lotes);
BR-116/493/RJ/MG (CRT).

Flavia Marinho

Flavia Marinho é Engenheira pós-graduada, com vasta experiência na indústria de construção naval onshore e offshore. Nos últimos anos, tem se dedicado a escrever artigos para sites de notícias nas áreas da indústria, petróleo e gás, energia, construção naval, geopolítica, empregos e cursos. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal.

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