Os dados informados pelo Ministério da Agricultura foram divulgados no relatório “Projeções do Agronegócio, Brasil 2019/20 a 2029/30”
Na terça feira dia 28, o Ministério da Agricultura informou que a produção nacional de grãos terá um aumento de 27% em 10 anos, e além desse aumento, a expectativa é de avanços na produção de carne suína, bovina e de frango.
Veja ainda outras notícias:
- Referência no setor de energia eólica, a Aeris Energy inicia processo seletivo para muitas vagas de emprego e estágio no Ceará
- Vagas de emprego para trabalhar no Canadá e Rio de Janeiro em contratos offshore na líder de perfuração em águas profundas, Seadrill
- Mineradora Vale contrata operador de equipamentos, engenheiro de manutenção, técnico de controle e processo e mais para Minas Gerais, Maranhão e Pará, neste dia 29
De acordo com o relatório “Projeções do Agronegócio, Brasil 2019/20 a 2029/30”, nos próximos 10 anos o Brasil irá atingir uma produção de 318,3 milhões de toneladas de grãos, por outro lado, impulsionada pelo algodão, milho e soja, a safra 2019/20 deverá exceder um nível recorde de 250 milhões de toneladas.
O ministério antevê um aumento em dez anos de 16,7% na área plantada com os grãos, totalizando uma área de 76,4 milhões de hectares em 2029/2030. Se não considerar somente os cereais e incluir a cana, café e a laranja, a área de plantio deve ser de 88,2 milhões de hectares, com uma alta de 13,5%.
- Internet de Elon Musk (Starlink) chega ao Brasil com desconto de MAIS DE 50% visando acabar com a concorrência e inovar na conectividade brasileira, chegando em QUALQUER parte do país
- Crise sem fim! Volkswagen enfrenta demissões em massa e crise tecnológica: será o próximo caso Kodak e Nokia?
- Umas das maiores BR do Brasil será transformada! Rodovia terá duplicação de 221km e R$ 7 bi em investimentos, podendo gerar até 100 MIL empregos
- Noruega investe R$ 350 milhões em energia solar no norte de Minas Gerais
De acordo com o relatório “A necessidade adicional de áreas pode ser atendida através da substituição de culturas, redução de pastagens e sistema de plantio direto… O desenvolvimento da produção agrícola no Brasil deve continuar ocorrendo com base na produtividade”.
Significativo aumento de 23,8% na produção de carnes ocorrerá na próxima década, considerando as proteínas bovina, suína e de frango, passará de 28,2 milhões para um total de 34,9 milhões de toneladas. Outro setor que terá um grande aumento apesar de uma “forte pressão do mercado internacional” serão as exportações, com aumento de 34,3% nos embarques de frango e no de suínos um total de 36,8%.
De acordo com o governo nacional, o Brasil, que é o maior exportador de soja, será responsável por 52% das exportações do cereal daqui uma década, e também fornecerá um total de 23,2% do milho.
As exportações de açúcar durante este período deverão aumentar 57,9%, atingindo 25,23 milhões de toneladas em 2029/30, enquanto as remessas de milho aumentarão 29,1%, para 44,5 milhões de toneladas unidade.