1. Início
  2. / Energia Renovável
  3. / Mini turbinas eólicas, turbina sem pás, portáteis, horizontais e verticais: Conheça as gigantes invisíveis que estão transformando a energia renovável pelo mundo com valores surpreendentes
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 1 comentários

Mini turbinas eólicas, turbina sem pás, portáteis, horizontais e verticais: Conheça as gigantes invisíveis que estão transformando a energia renovável pelo mundo com valores surpreendentes

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 05/07/2024 às 10:40
turbina eólica - energia
Foto: IA

De vibradores de vento verticais em forma de tulipa a microturbinas portáteis: a última geração de turbinas eólicas está pronta para mudar tudo

Você provavelmente já viu aquelas turbinas eólicas gigantes tradicionais pontilhando a paisagem, mas sabia que existe um mundo inteiro de turbinas eólicas inovadoras e inéditas por aí? O conceito de aproveitar o poder do vento não é novo. Na verdade, a primeira máquina movida a vento documentada foi um órgão musical criado pelo inventor grego Hero de Alexandria por volta de 100 d.C. 

Este órgão era movido por uma roda de vento, considerada a precursora da turbina eólica moderna. Ao longo dos séculos, a tecnologia da energia eólica evoluiu, auxiliando os agricultores na Pérsia e na China a aumentar a produção de alimentos. A partir dessas origens humildes, a energia eólica percorreu um longo caminho, de acordo com o vídeo do canal Ecotecnologia.

Foto: reprodução BrasilEscola

Turbinas eólicas modernas

As turbinas eólicas que conhecemos hoje são enormes estruturas que podem atingir mais de 250 metros de altura. Esses gigantes fornecem energia para milhares de lares e, neste jogo, maior é realmente melhor. Mas por que se preocupar com pequenas turbinas eólicas? Elas são como carros pequenos comparados a grandes caminhões, com funções diferentes.

Pequenas turbinas eólicas servem a um propósito diferente: são para uso individual. Seja você um empresário, um fazendeiro ou um proprietário, se tiver um local adequado, pode gerar sua própria eletricidade. Pequenas turbinas eólicas têm uma varredura do rotor de menos de 200 m², e além disso, as possibilidades são quase infinitas. A varredura do rotor é a área varrida pelas lâminas rotativas de uma turbina eólica e determina quanta energia eólica pode ser capturada.

Tipos de pequenas turbinas eólicas

Existem diferentes tipos de pequenas turbinas eólicas, normalmente divididas em duas categorias: horizontais e verticais.

Turbinas horizontais

  • O eixo do rotor é alinhado com a direção do vento e deve ser orientado ativamente.
  • Geralmente, são mais eficientes e oferecem um melhor retorno sobre o investimento.
  • Possuem duas ou três lâminas que giram como uma hélice, semelhantes às suas contrapartes maiores.

Desvantagens: podem ser barulhentas, requerem mais espaço e podem representar uma ameaça para pássaros.

Imagem: reprodução ekkogreen

Turbinas verticais

  • O eixo do rotor é perpendicular à direção do vento e não precisa ser orientado.
  • Têm várias lâminas dispostas em forma de espiral ou hélice, dando-lhes uma aparência distinta.

Vantagens: são menos barulhentas, mais fáceis de manter e ocupam menos espaço.

Desvantagens: são menos eficientes e mais caras que as turbinas horizontais.

Foto: reprodução CicloVivo

Inovações nas pequenas turbinas eólicas

A inovação está acontecendo rapidamente no mundo das pequenas turbinas eólicas. Além das tradicionais turbinas horizontais e verticais, uma terceira categoria de turbinas omnidirecionais está surgindo, projetadas para aproveitar o vento de todas as direções.

  • Turbinas Omnidirecionais: Possui um eixo vertical e um formato cônico que captura mais energia eólica, postes flexíveis que balançam com o vento e geram eletricidade através da piezoeletricidade.
  • Turbinas Sem Pás e Turbinas de Pipa: Turbinas sem pás utilizam a indução aerodinâmica para gerar eletricidade a partir do vento, sendo menos barulhentas e mais amigáveis aos pássaros.

Inscreva-se
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Roberta Souza

Engenheira de Petróleo, pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x