1. Início
  2. / Construção
  3. / Mineradora Vale foi condenada a pagar mais de R$ 3,5 mi a familiares de vítimas do rompimento da barragem em Brumadinho
Localização MG Tempo de leitura 3 min de leitura

Mineradora Vale foi condenada a pagar mais de R$ 3,5 mi a familiares de vítimas do rompimento da barragem em Brumadinho

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 24/07/2020 às 13:58
Brumadinho - mineradora vale - mineração
Bombeiro e o seu cachorro em busca das vitimas de brumadinho

Um juiz estadual brasileiro ordenou na quinta-feira que a gigante da mineradora Vale pague quase US $ 3 milhões às famílias de três vítimas de um colapso de barragem de Brumadinho (MG) onde rejeitos que matou centenas de pessoas.

A Mineradora Vale vem lutando para lidar com as conseqüências da violação da barragem de Brumadinho (MG) que expeliu milhões de toneladas de resíduos de mineração pelo campo e forçou a suspensão de algumas de suas operações. O desastre foi o segundo envolvendo a mineradora Vale em três anos na região rica em minerais. Desde então, o Brasil proibiu a construção de novas barragens a montante, mais baratas, mas menos estáveis ​​do que outros tipos de barragens de rejeitos. Por fim, ordenou o descomissionamento das existentes.

Leia também:

Doações e indenizações

A Mineradora Vale agiu com agilidade para resolver a incerteza financeira das famílias impactadas pela quebra da barragem. Nos últimos seis meses. A vale já começou a pagar indenizações de emergência, individuais e trabalhistas a mais de cem mil pessoas. Além de fazer doações voluntárias para os afetados, incluindo agricultores e comerciantes das áreas afetadas, imediatamente cobrindo despesas pessoais.

Apenas três dias após a violação, a Vale anunciou que ofereceria doações voluntárias para cobrir os custos de despesas pessoais de curto prazo das famílias, agricultores e comerciantes de Córrego do Feijão e Parque da Cachoeira. 

Em Brumadinho, 276 famílias das vítimas receberam doações no valor de R $ 100 mil, 101 famílias residentes na Zona de Auto-Resgate (ZAS). Assim, na data da infração, receberam R $ 50 mil e 91 produtores e comerciantes rurais com atividades produtivas no ZAS recebeu R $ 15 mil.

Departamento Especial para apoio aos familiares das vitimas de Brumadinho

Inegavelmente, em 30 de abril, a Mineradora Vale anunciou a criação do Departamento Especial de Reparação e Desenvolvimento para focar em ações que envolvem a reparação dos danos causados ​​pela quebra da barragem B1. O departamento tem mais de 400 funcionários dedicados e começou a coordenar ações socioeconômicas e ambientais para restabelecer os municípios afetados. 

Outrossim, o objetivo é se aproximar dos eventos e melhorar o relacionamento da empresa com as comunidades. Os relatórios do departamento são feitos diretamente ao CEO da empresa.

Similarmente, em relação às famílias de funcionários da Vale e de terceiros afetados pela brecha da barragem, a Vale cumpriu a Ação Civil Pública (PCA) assinada em 15 de fevereiro com o Ministério Público do Trabalho e os sindicatos para assistência emergencial às famílias. Fornecendo, entre outros termos. O pagamento de 2/3 salários de todos os funcionários falecidos e de terceiros, planos de saúde para familiares, assistência infantil e assistência educacional. 

Por fim, o PCA estava em vigor até a liquidação final do contrato, assinado em 15 de julho, com o Ministério do Trabalho de Minas Gerais. A partir de agora, os familiares das vítimas do rompimento da barragem B1 da mina Córrego do Feijão, em Brumadinho. Agora podem receber reparos, iniciando acordos individuais, observando as seguintes pretensões:

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos