Menu
Início Mineradora Equinox Gold investe em sustentabilidade na produção de ouro em mina na Bahia com mudanças no processo de lixiviação

Mineradora Equinox Gold investe em sustentabilidade na produção de ouro em mina na Bahia com mudanças no processo de lixiviação

13 de julho de 2022 às 09:35
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Siga-nos no Google News
A adoção da resina no processo de lixiviação do ouro garante muito mais sustentabilidade ao processo de beneficiamento do minério e a Equinox Gold investe na inovação na sua mais nova mina inaugurada no estado da Bahia.
Foto: ASCOM/Jornal Grande Bahia

A adoção da resina no processo de lixiviação do ouro garante muito mais sustentabilidade ao processo de beneficiamento do minério e a Equinox Gold investe na inovação na sua mais nova mina inaugurada no estado da Bahia.

A Equinox Gold realizou a inauguração da Mineração Santa Luz, localizada no município de Santaluz, na Bahia, na última semana e, para esta terça-feira, (12/07), investe na sustentabilidade na produção de ouro na mina. A empresa adotou a utilização de resina no processo de lixiviação do minério e, com isso, ela garante agora um beneficiamento muito mais ecológico na planta de mineração, que é a nova aposta da mineradora para o estado da Bahia.

Mina de ouro de Santaluz é inaugurada com processos inovadores para garantir mais sustentabilidade na lixiviação do minério 

A Equinox Gold continua expandindo sua presença na mineração brasileira e, após concluir um plano de investimento de cerca de US$ 103 milhões, inaugurou, na última semana, a Mineração Santa Luz, localizada no município de Santaluz.

Artigos recomendados

Além de ter uma nova planta de exploração do minério, a companhia também está agora com a primeira planta industrial a adotar a utilização de resina no processo de lixiviação, garantindo mais sustentabilidade na cadeia produtiva. 

O empreendimento foi bastante benéfico para o estado da Bahia, uma vez que gerou cerca de 1,2 mil postos de trabalho de forma direta ou indireta para os moradores da região. Além disso, o investimento milionário da Equinox Gold garantiu que a mina estivesse pronta no prazo previsto.

Agora, a empresa está com previsão de iniciar a operação comercial por volta do final de julho, e a meta de produção, neste ano, está entre 70 e 90 mil onças do metal, altamente procurado no mercado internacional atualmente. 

Assim, o vice-presidente de Relações Institucionais e Licenciamento da Equinox Gold, Cesar Torresini, comentou sobre o potencial de produção da mina, que está previsto para 100 mil onças de ouro, e disse: “Consideramos que a Mineração Santa Luz será um divisor de águas, em termos de engenharia e de tecnologia para otimizar o processo de recuperação de ouro, por meio da resina. O time brasileiro enfrentou os desafios apresentados, especialmente em função de uma característica especial do minério da região, que é matéria carbonosa, estudou e testou alternativas até alcançar resultados significativos nesse sentido”.

Utilização da resina para a lixiviação do ouro é o grande diferencial da Equinox Gold na sua nova planta de produção do minério na Bahia 

Durante os testes iniciais para a verificação das melhores técnicas para a produção de ouro na mina baiana, a Equinox Gold utilizou o carvão ativado para a formação de sulfeto no processo de lixiviação, mas os resultados não estavam sendo satisfatórios. Dessa forma, a empresa começou a utilizar um projeto-piloto que adotou a resina no lugar do carvão ativado, o que garantiu à mineradora os resultados esperados. 

E, com a adoção dessa alternativa no processo de lixiviação, a mina Mineração Santa Luz consegue obter o ouro com uma pureza média de 98%. Mas esse não é o único benefício da alternativa ao carvão ativado, uma vez que a empresa garantiu mais sustentabilidade no processo, já que o carvão era encaminhado para o forno de regeneração, com liberação de carbono para o meio ambiente, enquanto a resina pode ser reutilizada em até 15 vezes. 

Assim, a Equinox Gold continua investindo na expansão com sustentabilidade da sua produção no Brasil e, atualmente, quatro unidades em atividade no país, contribuindo para a meta da mineradora canadense, que é alcançar a marca de um milhão de onças de ouro produzidas por ano.


Você quer receber apenas notícias e vagas de emprego do seu interesse? A solução chegou através do app CPG VAGAS E NOTÍCIAS! Se você é pintor, vai receber no seu celular apenas oportunidades neste cargo. E será assim com pedreiro, técnico, engenheiro e etc..... Não perca nada do que acontece no mercado de trabalho e econômico do Brasil, baixe agora o app CPG VAGAS E NOTÍCIAS, disponível para Android e IOS!

APP CPG VAGAS E NOTÍCIAS

Relacionados
Mais recentes
COMPARTILHAR
BANNER POPUP CPG VAGAS E NOTICIAS 2 Fechar