1. Início
  2. / Energia Renovável
  3. / Minas de carvão que foram abandonadas na década de 1970 podem estar guardando 260 milhões de toneladas métricas de hidrogênio branco, considerado o ‘Santo Graal’ da energia limpa
Tempo de leitura 4 min de leitura Comentários 5 comentários

Minas de carvão que foram abandonadas na década de 1970 podem estar guardando 260 milhões de toneladas métricas de hidrogênio branco, considerado o ‘Santo Graal’ da energia limpa

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 06/04/2024 às 22:42
Atualizado em 08/04/2024 às 10:50
Minas de carvão que foram abandonadas na década de 1970 podem estar guardando 260 milhões de toneladas métricas de hidrogênio branco, considerado o ‘Santo Graal’ da energia limpa
Foto: Dall-e

A descoberta de hidrogênio branco em minas de carvão representa um avanço significativo para o setor de energia limpa. Saiba por que este combustível do futuro pode ser tão vantajoso.

O hidrogênio tem sido apontado globalmente como um pilar para alcançar uma economia mais sustentável e para a redução das emissões de carbono, sendo considerado o combustível do futuro. No entanto, a produção comercial de hidrogênio geralmente requer a eletrólise da água para separar o hidrogênio do oxigênio, um processo que consome uma quantidade significativa de energia. Caso essa energia não seja proveniente de fontes limpas, a produção de hidrogênio pode não ser tão sustentável quanto desejado.

Entenda como o hidrogênio branco pode ‘destravar’ o mercado de energia limpa

Neste cenário, o hidrogênio natural, também chamado de hidrogênio branco devido à sua pureza, é visto como um divisor de águas por cientistas, visto que é uma fonte potencial de energia limpa gerada continuamente pela Terra.

Os reservatórios do combustível do futuro se formam quando a água aquecida encontra rochas ricas em ferro. Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos, apenas uma pequena fração desses depósitos poderia fornecer energia limpa suficiente para centenas de anos. 

Deposito descoberto na França- BBC

É por isso que em Lorraine, uma região da França, cientistas comemoraram quando, ao enviar uma pequena sonda por um poço de 800 metros na crosta terrestre, encontraram no lençol freático bolhas que sinalizavam um esconderijo potencialmente gigantesco de hidrogênio branco.

Os testes sugeriram que de 46 milhões a 260 milhões de toneladas métricas de hidrogênio natural poderiam estar à espreita sob as minas de carvão, que foram abandonadas na década de 1970, podendo ser uma enorme fonte de energia limpa.

A descoberta de Jacques Pironon, pesquisador sênior e professor da Universidade de Lorraine e Philippe de Donato, ambos membros do respeitado Centro Nacional de Pesquisa Científica da França, gerou um grande impacto, onde o governo prometeu se tornar um líder europeu em hidrogênio Branco.

Hidrogênio branco descoberto nas minas de carvão de 1970 pode ser o maior reservatório do mundo

Segundo Pironon, o hidrogênio é mágico, quando você o queima, libera água, portanto, não há emissões de carbono para aquecer o planeta. O pesquisador afirma que possivelmente descobriram um dos maiores depósitos de hidrogênio branco em todo o mundo nas minas de carvão, sendo capaz de gerar muita energia limpa. Ainda há muitas dúvidas sobre a descoberta com o combustível do futuro, incluindo seu tamanho exato e a melhor forma de extrair o gás.

Essa descoberta se junta a um conjunto de evidências ao redor do mundo, indicando que um verdadeiro “Santo Graal” da energia limpa pode estar acessível na Terra. Segundo o Serviço Geológico dos EUA (U.S. Geological Survey), apenas uma pequena parcela desses depósitos seria capaz de fornecer energia limpa para centenas de anos.

Geoffrey Ellis, geoquímico do Serviço Geológico dos EUA e renomado especialista em hidrogênio, comentou sobre a descoberta na França, afirmando que, se confirmada, representará um marco extremamente significativo, com potencial para impactar profundamente a sociedade. Há diversas outras regiões no mundo onde descobertas semelhantes podem ocorrer, e a comunidade científica está investigando essas possibilidades devido ao seu potencial transformador.

Combustível do futuro recebe investimentos massivos

Governos e empresas do mundo inteiro têm apostado no hidrogênio branco como uma forma de lutar contra as mudanças climáticas e gerar energia limpa.

Um setor multibilionário, apoiado por bilhões de dólares em subsídios e investimentos privados, surgiu para apoiar a fabricação de hidrogênio, que, em teoria, poderia substituir os combustíveis fósseis para alimentar fábricas, navios, caminhões e aviões.

Isso potencialmente removerá cerca de metade de todas as emissões de aquecimento do planeta. Aproveitar a energia limpa de turbinas eólicas e painéis solares para gerar o hidrogênio verde é mais limpo, porém, mais caro. Desta forma, a descoberta nas minas de carvão pode ser um grande avanço no setor.

Inscreva-se
Notificar de
guest
5 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x