1. Início
  2. / Ciência e Tecnologia
  3. / Microfones de laptops vazam sua voz por rádio — mesmo com o microfone desligado, revela estudo
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 0 comentários

Microfones de laptops vazam sua voz por rádio — mesmo com o microfone desligado, revela estudo

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 12/06/2025 às 14:59
laptops,Microfones
Foto: Reprodução
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Estudo revela que microfones de laptops e alto-falantes podem vazar áudio por sinais de rádio, mesmo com apps comuns e microfone inativo.

Um novo estudo conduzido por pesquisadores da Universidade da Flórida e da Universidade de Eletrocomunicações do Japão revelou uma falha em microfones digitais modernos.

Segundo os cientistas, esses microfones, comuns em laptops e alto-falantes, podem vazar áudio por meio de sinais eletromagnéticos, mesmo sem acesso físico ao dispositivo ou uso de malware.

Essa vulnerabilidade pode afetar bilhões de dispositivos em todo o mundo, expondo conversas privadas a espionagem corporativa e vigilância governamental.

Como funciona o vazamento de áudio

Os dispositivos modernos utilizam microfones MEMS (sistemas microeletromecânicos), responsáveis por captar som e convertê-lo em pulsos digitais.

Esses pulsos mantêm traços da fala original e geram emissões de rádio extremamente fracas. No entanto, essas transmissões podem ser captadas com um simples receptor de rádio FM e uma antena de cobre.

Com um receptor de rádio FM e uma antena de cobre, você pode espionar esses microfones. Isso é tão fácil“, afirmou Sara Rampazzi, professora de ciência da computação da Universidade da Flórida e coautora do estudo. Segundo ela, o equipamento necessário custa cerca de cem dólares, ou até menos.

O experimento e os resultados

Para demonstrar a vulnerabilidade, os pesquisadores utilizaram frases-padrão como “A canoa de bétula deslizou nas tábuas lisas” e “Cole a folha no fundo azul-escuro“.

Essas frases foram captadas por rádio mesmo através de paredes de concreto com 25 centímetros de espessura.

Os laptops mostraram ser os mais vulneráveis. Isso porque os microfones desses aparelhos são conectados por longos fios internos, que funcionam como antenas improvisadas, amplificando os sinais vazados.

O mais preocupante é que o microfone nem precisa estar ativo para emitir esses sinais. Apenas ter aplicativos como Spotify, Amazon Music ou Google Drive instalados pode bastar para gerar o vazamento.

Uso de inteligência artificial para decodificação

A equipe foi além da captação de sinais. Eles utilizaram ferramentas de conversão de fala em texto por inteligência artificial da OpenAI e da Microsoft.

Com isso, conseguiram transformar os áudios interceptados em texto claro.

O ataque obteve uma taxa de acerto de 94,2% para dígitos falados a até dois metros de distância, mesmo com obstáculos de concreto. A taxa de erro geral foi de 14%, o que permitiu compreender a maior parte das conversas.

Propostas para conter o problema

Os pesquisadores propuseram formas de mitigar os riscos. Uma das soluções é modificar o design dos dispositivos, afastando os microfones dos cabos internos e ajustando o sistema de processamento de áudio.

Outra abordagem mais robusta envolve inserir ruído branco nos sinais digitais, embaralhando as emissões e dificultando a reconstrução do áudio por terceiros.

No entanto, por enquanto, a única defesa real está na conscientização dos usuários.

Fabricantes são alertados

Os pesquisadores compartilharam os resultados com os fabricantes dos dispositivos afetados. Algumas empresas demonstraram preocupação.

Outras, no entanto, minimizaram o problema, afirmando que seus produtos seguem as normas e padrões regulatórios vigentes.

Ainda não se sabe se essa reação é resultado de real confiança na segurança dos equipamentos ou apenas falta de urgência diante da ameaça.

O estudo aponta para uma realidade desconfortável: a possibilidade de que nossas conversas não estejam mais seguras nem dentro de casa ou do trabalho.

Com equipamentos simples e discretos, é possível escutar vozes através de paredes, sem que ninguém perceba. O que era considerado impossível, agora é tecnicamente viável — e isso muda tudo.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor. Para sugestões de pauta ou qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail flclucas@hotmail.com.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x