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Método genial da Força Aérea dos Estados Unidos para transportar toneladas de combustível de aviação por avião

Escrito por Rafaela Fabris
Publicado em 20/06/2024 às 14:13
Método genial da Força Aérea dos Estados Unidos para transportar toneladas de combustível de aviação por avião
A Força Aérea dos Estados Unidos possui a maior e mais forte frota aérea do mundo, com mais de 5200 aeronaves operando em 59 bases ativas no país e em aproximadamente 750 bases militares estrangeiras em 80 nações. Mas você já se perguntou como o combustível de aviação é transportado para manter esses aviões voando, mesmo quando estão longe de casa? Imagem: Defesa Náutica/Divulgação

A Força Aérea dos Estados Unidos possui a maior e mais forte frota aérea do mundo, com mais de 5200 aeronaves operando em 59 bases ativas no país e em aproximadamente 750 bases militares estrangeiras em 80 nações. Mas você já se perguntou como o combustível de aviação é transportado para manter esses aviões voando, mesmo quando estão longe de casa?

Para manter essas aeronaves em operação, a Força Aérea dos Estados Unidos precisou desenvolver métodos engenhosos para transportar grandes quantidades de combustível de aviação até bases militares distantes ao redor do mundo. Um dos métodos mais notáveis surgiu com a introdução do C-17 Globemaster III, um avião de transporte versátil.

O C-17 Globemaster III foi projetado na década de 1980 para atender às necessidades da Força Aérea dos Estados Unidos por uma aeronave de transporte capaz de reabastecer em voo e operar em pistas não pavimentadas. Este avião colossal pode pousar em 19 mil pistas de diferentes categorias.

Para missões de longa distância que envolvem o transporte de grandes quantidades de combustível, o C-17 da Força Aérea é equipado com um sistema inovador de entrega de combustível aéreo a granel

Este sistema da Força Aérea inclui três bolsas de combustível instaladas no enorme compartimento de carga do avião. Cada bolsa pode armazenar até seis mil galões de combustível, e a aeronave possui bombas de reabastecimento, motores a diesel, mangueiras flexíveis e bicos de entrega para garantir a transferência segura do combustível.

Ao chegar ao destino, o processo de descarga é simples. Primeiro, a temperatura e outras informações de segurança são verificadas. Em seguida, os aviadores responsáveis pela entrega, juntamente com o mestre de carga, conectam e fixam firmemente os bicos de entrega às bolsas de combustível do C-17 da Força Aérea, permitindo a transferência do combustível para receptáculos estacionários, caminhões de combustível ou outras aeronaves na base.

Quando a entrega terrestre não é viável, o compartimento de carga do C-17 pode ser adaptado para transportar combustível em contêineres menores, que podem ser lançados por ar

Esse processo envolve o trabalho em equipe para mover paletes de combustível para dentro do compartimento, fixando-os no chão do avião. Uma vez sobre a zona de lançamento, a porta traseira do compartimento de carga se abre e os paletes são liberados, com paraquedas automaticamente implantados para garantir uma descida segura.

O primeiro reabastecimento aéreo bem-sucedido ocorreu em 1923, em San Diego, e desde então, a técnica evoluiu significativamente. Hoje, a Força Aérea dos Estados Unidos usa aviões-tanque dedicados, como o KC-135 Stratotanker, para realizar o reabastecimento em voo, garantindo que suas aeronaves possam continuar suas missões sem a necessidade de pousar para reabastecer.

A Força Aérea dos Estados Unidos utiliza laboratórios especializados para garantir que cada galão de combustível esteja livre de contaminantes como água, poeira e sedimentos perigosos

O armazenamento de combustível também é uma preocupação, com tanques subterrâneos usados para manter temperaturas mais baixas e reduzir o risco de explosão.

Com esses métodos inovadores, a Força Aérea dos Estados Unidos consegue transportar toneladas de combustível de aviação com segurança, garantindo que suas aeronaves estejam sempre prontas para cumprir missões em qualquer parte do mundo.

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Rafaela Fabris

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