1. Início
  2. / Petróleo e Gás
  3. / Meta ambiciosa: Petrobras pretende aumentar a produção no campo de Búzios para 2 MILHÕES de barris de petróleo até final da década
Tempo de leitura 3 min de leitura

Meta ambiciosa: Petrobras pretende aumentar a produção no campo de Búzios para 2 MILHÕES de barris de petróleo até final da década

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 30/09/2022 às 09:08
Petrobras, petróleo, Búzios
Foto: reprodução www.agenciapetrobras.com.br

A projeção da Petrobras é de que o volume salte dos atuais 600 mil barris diários de petróleo por dia para 2 milhões de barris

A Petrobras prevê aumentar em mais de três vezes a capacidade instalada de produção de petróleo no campo de Búzios, no pré-sal da bacia de Santos, até o final da década. A previsão é de que o volume salte dos atuais 600 mil barris diários de petróleo por dia, com quatro plataformas, para 2 milhões de barris por dia com a instalação de mais sete unidades.

Construção das novas plataformas já foi iniciada em Búzios

A informação foi um dos destaques do painel da Petrobras no terceiro dia da Rio, Oil & Gas 2022 por gerentes da companhia. O engenheiro Jaime Naveiro informou durante o evento que no campo de Búzios, atualmente, há sete plataformas em fase de construção ou em construção. Além disso, disse que o FPSO Almirante Barroso está vindo ao Brasil para terminar a etapa de comissionamento.

De acordo com ele, o FPSO Almirante Tamandaré (sexta unidade) está em fase de construção avançada, com o casco já flutuando e em comissionamento. As P-78 e P-79 estão em etapa inicial de construção, e já foram assinados o contrato de construção das P-80 (no mês de agosto) e P-83 (quarta-feira, 28). Ele afirmou que a expectativa é assinar o contrato da P-82 em breve.

O engenheiro completou dizendo que o último recorde no campo foi de 616 mil bpd, batido em julho deste ano. A expectativa para o futuro é que Búzios alcance 33% de participação na produção da Petrobras no fim de 2026.

Fique por dentro da capacidade de produção de uma das novas plataformas

A título de exemplo, o contrato de construção da plataforma P-83, a 11ª a ser instalada no campo de Búzios, no pré-sal da Bacia de Santos, foi assinado com a empresa Keppel Shipyard Limited pela Petrobras.

A P-83 será capaz de produzir até 225 mil barris de óleo por dia, processar até 12 milhões de metros cúbicos de gás por dia e estocar mais de 1,6 milhão de barris de petróleo. O projeto prevê a interligação de 15 poços, sendo oito produtores de óleo e sete injetores.

A Petrobras disse que a construção da P-83 será realizada por estaleiros em Singapura, China e Brasil, e atingirá o percentual de conteúdo local de 25%.

A plataforma iniciará sua produção em 2027 e contribuirá para aumentar a capacidade instalada do campo de Búzios, dos atuais 600 mil bpd para 2 milhões de bpd.

A Petrobras é a operadora de Búzios, com 92,6% de participação, tendo como parceiras as chinesas CNOOC e CNODC (3,7% cada). Os valores do contrato não foram divulgados.

Quer saber mais informações sobre a Petrobras na Rio, Oil & Gas 2022?

Entrevista com a Petrobras | Rio Oil & Gas 2022 | Portal CPG Click Petróleo e Gás

Bruno Bernardino, Coordenador de eventos da Petrobras, fala o CPG – Click Petróleo e Gás sobre o evento Rio Oil & Gas 2022, estratégias e experiências imersivas da estatal, além dos espaços para negócios.

Nessa série de vídeos que o CPG – Click Petróleo e Gás está produzindo na maior feira de petrolífera da América Latina e uma das mais importantes do mundo, a Rio Oil & Gas 2022, o porta voz da Petrobras no stand do congresso, Bruno Bernardino, Coordenador de eventos, nos explicou os principais negócios, atrativos e perspectivas que a estatal está oferecendo ao visitantes.

Para ter acesso ao vídeo, basta clicar aqui!

Roberta Souza

Engenheira de Petróleo, pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos

Compartilhar em aplicativos