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Mercedes-Benz revela seu novo caminhão elétrico com dois motores e 1.000 km de autonomia com uma única carga 

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 17/10/2023 às 10:52
Mercedes-Benz revela seu novo caminhão elétrico com dois motores e 1.000 km de autonomia com uma única carga 
Foto: Divulgação

Novo caminhão elétrico da Mercedes-Benz é anunciado e surpreende com seu grande potencial. Veículo elétrico de grande porte entrega até 1 mil km de autonomia com uma única carga.

A Mercedes-Benz revelou nesta semana o eActros 600, a nova geração de caminhão elétrico para longos percursos da montadora alemã. O caminhão elétrico de carga, que já tinha sido visto nas estradas da Europa, chega como uma alternativa mais sóbria ao Tesla Semi e visual típico dos caminhões europeus.

Caminhão elétrico da Mercedes-Benz entrega 500 km de autonomia com cargas pesadas e o dobro com cargas leves

O caminhão elétrico eActros 600 tem como base em uma arquitetura de 800 volts e conta com dois motores elétricos. A potência máxima é de 600 quilowatts, o equivalente a quase 816 cavalos. O caminhão elétrico da Mercedes-Benz conta com três baterias de fosfato de ferro lítio (LFP) a bordo com 621 quilowatts-hora de capacidade.

A autonomia estimada com apenas uma carga transportando 40 toneladas é de aproximadamente 500 km. O alcance diário sobe para 1.000 km quando transporta cargas mais leves e com paradas para recargas curtas no meio do caminho. O modelo conta com transmissão de quatro velocidades desenvolvida especificamente para uso em transporte pesado de longa distância.

O carregamento pode ser realizado a 400 kW, entretanto o caminhão elétrico da Mercedes-Benz pode suportar até um megawatt de energia CC. O EV receberá componentes adequados assim que a tecnologia de carregamento de megawatts estiver disponível, segundo informações da Mercedes.

A lista de recursos do modelo elétrico inclui tomadas de força, eletromecânica que possibilita operar equipamentos de trabalho hidráulicos ou mecânicos e mais. Por dentro, o layout do modelo é muito convencional, com volante em um dos lados da cabine e um par de telas, uma para o painel de instrumentos digital e outra para o sistema de entretenimento.

Caminhão elétrico de grande porte possui garantia de um ano com milhas ilimitadas

Uma série de sistemas de segurança também está presente no modelo, assim como quatro radares de curto alcance e um radar de longo alcance e uma câmera de para-brisa com visão de 270 graus.

Segundo a Mercedes-Benz, o caminhão elétrico está coberto por garantia de 12 meses com milhas ilimitadas, enquanto o trem de força elétrico está coberto por uma garantia de, no máximo, 36 meses ( ou 360 km). As baterias se beneficiam de um período de garantia mais longo, de 72 meses ou 720 mil km e 1.800 ciclos de carregamento, o que acontecer primeiro.

Mercedes também aposta em veículo movido a hidrogênio

Além deste caminhão elétrico da Mercedes-Benz, um protótipo da empresa movido a hidrogênio, aprovado para tráfego em vias públicas, rodou uma distância de 1.047 km por estradas alemãs. O caminhão, chamado de GenH2, alimentado por um sistema de célula de combustível, conta com um tanque de hidrogênio líquido.

Desta forma, para essa validação o GenH2 saiu do Centro de Atendimento a Clientes da Mercedes-Benz Trucks, em Wörth am Rhein, com destino à Berlin, capital da Alemanha. O trajeto ocorreu em um dia.

O caminhão movido a hidrogênio rodou com peso bruto de 40 toneladas e em condições reais. Dessa forma, completou a viagem sem emitir CO2. Para isso, a operação contou com inspeção e certificação da TüV Rheinland, órgão alemão de certificação de veículos e tecnologias.

Antes da viagem, o caminhão movido a hidrogênio da Mercedes foi abastecido com combustível líquido, fornecido pela Air Liquide e de origem renovável, ou seja, produzido com biometano com garantia de origem. Ademais, o hidrogênio líquido foi abastecido em dois tanques de 40 kg. Ambos instalados um em cada lado do chassi do caminhão. Devido ao isolamento dos tanques, o hidrogênio pôde ser mantido na temperatura ideal por um tempo suficientemente longo.

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Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

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