Expansão marca o compromisso da empresa com a sustentabilidade, adicionando 400 novos veículos elétricos em 2023
A companhia de comércio eletrônico Mercado Livre, alinhada à sua responsabilidade ambiental e focada em minimizar os impactos ecológicos de suas operações, anunciou o considerável aumento da sua frota de veículos elétricos no Brasil. A empresa adicionará mais de 400 veículos elétricos à sua logística, elevando o total para cerca de 700 veículos no país.
Dobrando a Frota Elétrica e Ampliando a Mobilidade Sustentável
A Mercado Livre está empenhada em ampliar sua presença em toda a América Latina, com o aumento paralelo da frota elétrica no México e Chile. Com isso, a companhia passará a ter mais de 1.000 veículos elétricos em operação em toda a região, reforçando sua posição como uma das maiores frotas de mobilidade elétrica da América Latina.
A expansão foi possível graças à emissão de um título sustentável, no valor de US$ 400 milhões, arrecadados em 2021. Essa ação financiou projetos de triplo impacto: redução da pegada ambiental através do uso de energias renováveis, eficiência energética, embalagens e mobilidade sustentáveis, além de regeneração e conservação de biomas; inclusão financeira, facilitando o crédito para micro e pequenas empresas e empreendedores; e desenvolvimento e empoderamento social, impulsionando a educação para reduzir a deficiência digital e incluir jovens no mercado de trabalho latino-americano.
- PETRONAS Brasil fortalece educação e cultura com iniciativas em sustentabilidade e inclusão social
- Guia Completo da Arval: Dicas Incríveis para Maximizar a Vida e Desempenho dos Seus Carros Elétricos
- Impulsionando o Futuro: MTR Solar Revoluciona o Setor com Complexo Inovador e Soluções Verdes
- Sil Fios e Cabos Elétricos: Vencedor do Prêmio Anamaco 2024 pelos 50 Anos de Excelência em Condutores Elétricos.
Novas Parcerias e Desafios Sistêmicos
Complementando a frota elétrica, a empresa também está investindo em caminhões movidos a gás natural, que emitem cerca de 18% menos carbono que o diesel. Atualmente, a empresa conta com 139 caminhões movidos a gás natural no Brasil.
Para fortalecer ainda mais sua visão de sustentabilidade, a Mercado Livre anunciou uma parceria com a Newlab, plataforma internacional de inovação com sede regional em Montevidéu, no Uruguai. Essa colaboração tem como objetivo acelerar a transição sustentável da rede logística da empresa com soluções inovadoras de mobilidade. O foco está na criação do Studio Low-Carbon Logistics, desenvolvendo e testando protótipos para incorporar tecnologias emergentes de baixa emissão de dióxido de carbono (CO2), principalmente para os veículos utilizados na última milha do transporte.
“O rápido crescimento do Mercado Livre na América Latina desafia-nos a sermos cada vez mais eficientes na gestão e redução do nosso impacto ambiental, especialmente no que diz respeito à mobilidade sustentável. Estamos entusiasmados com os avanços alcançados e, acima de tudo, comprometidos em acelerar o impacto de nossas iniciativas de mobilidade, energias renováveis e circularidade de materiais”, destaca Guadalupe Marin, diretora de Sustentabilidade do Mercado Livre na América Latina.
Para além da logística sustentável, a empresa realiza outras ações com forte impacto ambiental positivo. A Mercado Livre consome 100% de energia limpa em 21 operações logísticas e escritórios; todas as suas embalagens são recicláveis, reutilizáveis ou compostáveis; e, por meio do seu programa Regenera America, a empresa investiu mais de 10 milhões de dólares em projetos de regeneração e conservação de biomas emblemáticos da América Latina, com mais de 10 milhões de árvores em processo de restauração.