Conheça o megaprojeto de engenharia que transformou a mobilidade no Japão e pode inspirar soluções para o Brasil.
Imagine cruzar uma das baías mais emblemáticas do Japão em minutos, em uma via expressa que combina ponte e túnel e desafia os limites da engenharia moderna. Esse é o megaprojeto no Japão, a Tokyo Bay Aqualine, uma rodovia expressa que conecta as cidades de Kawasaki e Kisarazu através da Baía de Tóquio. Teve um investimento de aproximadamente US$ 11,2 bilhões.
O que é a Tokyo Bay Aqualine?
O megaprojeto no Japão, oficialmente conhecido como Tokyo Bay Aqualine, é uma via de 15,1 km que combina 9,6 km de túnel submerso e 4,4 km de ponte, ligando regiões estratégicas da metrópole de Tóquio.
Sua construção ambiciosa foi motivada por problemas logísticos, como viagens demoradas e congestionamentos intensos. Antes dela, o trajeto entre Kawasaki e Kisarazu podia levar até 90 minutos; agora, são apenas 15 minutos.
-
Com R$ 4,2 bilhões investidos em projetos de drenagem, saneamento e prevenção de desastres, a parceria Brasil-Japão aplica tecnologia de barragens subterrâneas e sensores sísmicos que já beneficiam mais de 25 milhões de pessoas
-
Essa kitnet brutalista de 30 m² custa só R$ 25 mil pra construir e rende mais que CDB, LCI e até a Selic
-
Projeto de container mostra que dá pra ter casa pronta, moderna e funcional por menos de um carro zero
-
Plataforma em nuvem de gestão de obras ‘Visi’ propicia redução de 33% no tempo de inspeções e minimiza custos com retrabalho
Por que essa obra é tão impressionante?

Construída em um dos terrenos mais desafiadores do planeta, sob um solo macio e em uma região de alta atividade sísmica, a Aqualine empregou tecnologias de ponta como o método SL Shield para escavação dos túneis e técnicas de estabilização de solo.
O projeto incluiu ainda a criação de duas ilhas artificiais que conectam o túnel e a ponte, garantindo estabilidade e servindo como pontos turísticos.
Impactos do megaprojeto no Japão
A inauguração da Tokyo Bay Aqualine trouxe inúmeros benefícios para a região metropolitana de Tóquio. Reduziu congestionamentos no centro da cidade, facilitou o transporte de mercadorias como frutos do mar frescos e promoveu o desenvolvimento industrial e comercial nas áreas ao redor da baía. Além disso, incentivou o turismo, transformando a região de Bosō em um ponto de lazer popular entre os japoneses.
E no Brasil?
O megaprojeto no Japão é uma inspiração para soluções de infraestrutura no Brasil. Com desafios de mobilidade em grandes cidades como São Paulo e Rio de Janeiro, uma obra semelhante poderia aliviar congestionamentos, encurtar distâncias e promover o crescimento econômico em regiões menos acessíveis.
A Tokyo Bay Aqualine simboliza a engenhosidade e determinação japonesa. Será que o Brasil está pronto para adotar tecnologias tão avançadas e resolver seus próprios desafios de transporte?



Também pode contar com mega projeto chineses que o Ponte de Hong Kong-Macau-Zhuhai,só ponte de mais de 28km , que combina 6,6km de túnel submerso e 4 ilha de conexão , total de extensão 55km , muito maior que do esse do Japão, só perde no túnel no mar.
Faltou contar que essa mega obra chamada de a Skyline foi construída nos anos 1990, ou seja, três décadas atrás. E foi modelo para outra construída na China. Ela é super linda. Eu estava no Japão, à época e passei por lá.
Por falar em pontes sobre o Mar, a China construiu uma na região de Shanghay com168 km.