De desafio impossível a realidade impressionante, conheça a história e os detalhes da Ponte-Túnel que revolucionou a Europa
Um megaprojeto que parece coisa de filme do Tarantino, mas é pura realidade: a Ponte Öresund, essa maravilha da engenharia que liga a Dinamarca e a Suécia. A Dinamarca, conhecida por suas paisagens de tirar o fôlego e o delicioso chocolate, e a Suécia, com seu clima frio e cultura rica, decidiram se unir em um projeto audacioso.
E não é que deu certo? A Ponte Öresund é uma das construções mais inovadoras e bem-sucedidas da engenharia moderna
Essa belezura tem 8 km de extensão, incluindo uma linha rodoviária e ferroviária que mergulha em um túnel subaquático de 3,5 km. Ao todo, são 12 km conectando as duas nações, e não é só isso: a ponte tem um dos maiores vãos do mundo, com 490 m, e uma altura de pilar de 204 m. É mole ou quer mais?
A ideia de ligar a Dinamarca e a Suécia pelo Estreito de Öresund já era estudada há tempos. Em 1991, os governos dos dois países bateram o martelo e decidiram que era hora de tornar esse sonho realidade, e escolheram Copenhague e Malmö, as duas maiores cidades da região, para serem os pontos de conexão.
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Os desafios do megaprojeto
Chamada de “a ponte impossível“, a construção começou em 1995 e foi um verdadeiro quebra-cabeça. Os engenheiros tiveram que ser criativos para superar os obstáculos desse megaprojeto, como a necessidade de uma estrutura que permitisse a passagem de grandes navios e a proximidade do aeroporto de Copenhague.
Um dos grandes truques foi a criação de uma ilha artificial, Peberholm, que serviu como ponto de partida para o túnel. Essa ilha foi construída com materiais dragados do fundo do mar. Fala sério, é ou não é uma obra de arte da engenharia?
Antes do prazo e dentro do orçamento
A ponte foi concluída seis meses antes do previsto e respeitou o orçamento de 4,5 bilhões de dólares. Isso mostra que, com planejamento e trabalho em equipe, dá para fazer maravilhas.
Hoje, a ponte não só facilita a vida de quem viaja entre Copenhague e Malmö, mas também se tornou um ponto turístico. E mais: ela é um exemplo de como grandes projetos podem ser bem-sucedidos quando há planejamento e cooperação.
Aqui no Brasil, estamos de olho em um megaprojeto parecido para ligar Santos e Guarujá. Se tudo der certo, quem sabe não teremos nossa própria “ponte impossível”?