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Megaprojeto da Ponte Öresund, a conexão inovadora que uniu Dinamarca e Suécia e mudou o jogo da engenharia moderna

Escrito por Bruno Teles
Publicado em 28/11/2023 às 19:55
Megaprojeto da Ponte Öresund, a conexão inovadora que uniu Dinamarca e Suécia e mudou o jogo da engenharia moderna
Megaprojeto da Ponte Öresund (Imagem / Divulgação)

De desafio impossível a realidade impressionante, conheça a história e os detalhes da Ponte-Túnel que revolucionou a Europa

Um megaprojeto que parece coisa de filme do Tarantino, mas é pura realidade: a Ponte Öresund, essa maravilha da engenharia que liga a Dinamarca e a Suécia. A Dinamarca, conhecida por suas paisagens de tirar o fôlego e o delicioso chocolate, e a Suécia, com seu clima frio e cultura rica, decidiram se unir em um projeto audacioso.

E não é que deu certo? A Ponte Öresund é uma das construções mais inovadoras e bem-sucedidas da engenharia moderna

Essa belezura tem 8 km de extensão, incluindo uma linha rodoviária e ferroviária que mergulha em um túnel subaquático de 3,5 km. Ao todo, são 12 km conectando as duas nações, e não é só isso: a ponte tem um dos maiores vãos do mundo, com 490 m, e uma altura de pilar de 204 m. É mole ou quer mais?

A ideia de ligar a Dinamarca e a Suécia pelo Estreito de Öresund já era estudada há tempos. Em 1991, os governos dos dois países bateram o martelo e decidiram que era hora de tornar esse sonho realidade, e escolheram Copenhague e Malmö, as duas maiores cidades da região, para serem os pontos de conexão.

Os desafios do megaprojeto

Chamada de “a ponte impossível“, a construção começou em 1995 e foi um verdadeiro quebra-cabeça. Os engenheiros tiveram que ser criativos para superar os obstáculos desse megaprojeto, como a necessidade de uma estrutura que permitisse a passagem de grandes navios e a proximidade do aeroporto de Copenhague.

Um dos grandes truques foi a criação de uma ilha artificial, Peberholm, que serviu como ponto de partida para o túnel. Essa ilha foi construída com materiais dragados do fundo do mar. Fala sério, é ou não é uma obra de arte da engenharia?

Vídeo / Divulgação: Pathy RJ-Xibli

Antes do prazo e dentro do orçamento

A ponte foi concluída seis meses antes do previsto e respeitou o orçamento de 4,5 bilhões de dólares. Isso mostra que, com planejamento e trabalho em equipe, dá para fazer maravilhas.

Hoje, a ponte não só facilita a vida de quem viaja entre Copenhague e Malmö, mas também se tornou um ponto turístico. E mais: ela é um exemplo de como grandes projetos podem ser bem-sucedidos quando há planejamento e cooperação.

Aqui no Brasil, estamos de olho em um megaprojeto parecido para ligar Santos e Guarujá. Se tudo der certo, quem sabe não teremos nossa própria “ponte impossível”?

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Bruno Teles

Falo sobre tecnologia, inovação, petróleo e gás. Atualizo diariamente sobre oportunidades no mercado brasileiro. Com mais de 2.300 artigos publicados no CPG. Sugestão de pauta? Manda no brunotelesredator@gmail.com

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