Obras de construção da Ponte de Guaratuba avançam com 60% de execução e marcam nova era na infraestrutura do litoral paranaense.
A construção da Ponte de Guaratuba, uma das obras mais aguardadas do Paraná, já ultrapassou a marca de 60% de execução, de acordo com o boletim técnico referente ao mês de maio.
Com mais de quatro décadas de espera por parte da população, a estrutura promete transformar a mobilidade no litoral paranaense, melhorar o fluxo turístico e impulsionar o desenvolvimento econômico e urbano da região.
As obras estão em ritmo acelerado, com frentes de trabalho ativas tanto no trecho da ponte quanto nos acessos viários dos dois lados — Guaratuba e Matinhos.
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O projeto, de alta complexidade e relevância para o Estado, já movimenta mais de 600 empregos diretos, além de impactar positivamente todo o entorno.
Estrutura robusta e moderna: mais de 1.200 metros de extensão
A nova Ponte de Guaratuba será uma ponte estaiada com mais de 1.200 metros de extensão.
Ela contará com quatro faixas de tráfego de 3,60 metros cada, duas faixas de segurança de 0,60 metros, passeios com ciclovia de 3 metros úteis em ambos os lados e guarda-corpos.
Toda a estrutura será iluminada, garantindo segurança e comodidade para motoristas, pedestres e ciclistas.
Segundo a engenheira Janice Kazmierczak Soares, diretora Técnica do DER, a obra já concluiu 60% do contrato total, um marco importante que permite visualizar o avanço real de um sonho coletivo antigo da população paranaense.
A implantação da ponte está inserida na PR-412, com um traçado de 3,07 km de extensão dentro do município de Guaratuba.
Os acessos estruturados são divididos em duas frentes: um lado em Guaratuba, com cerca de 940 metros, e outro em Matinhos, com aproximadamente 880 metros.
No lado de Matinhos, os trabalhos seguem com drenagem, terraplenagem e pavimentação.
Estão previstos 200.000 metros cúbicos de movimentação de solo e a execução de 50.000 metros quadrados de camadas de pavimentação — incluindo reforço de subleito, sub-base, base e revestimento asfáltico.
Já em Guaratuba, está em andamento o rebaixamento de morro para melhorar a inclinação da rampa de acesso, com execução de contenções por meio de solo grampeado, estaca raiz, tirantes e vigas de travamento.
Etapas da Ponte de Guaratuba: fundações, travessas e lajes em andamento
No trecho da ponte, o mês de maio marcou avanços significativos.
Até o momento, 50 das 64 estacas de fundação já foram concretadas — sendo 17 no trecho estaiado e 33 no trecho pré-moldado. As travessas que sustentam as vigas longarinas somam 12 unidades finalizadas.
Na superestrutura, o destaque vai para a fabricação das vigas longarinas pré-moldadas: 95 já foram fabricadas, e 80 lançadas nas travessas, representando 50% da meta.
Além disso, 9 das 20 lajes do tabuleiro no trecho pré-moldado foram finalizadas.
O trecho estaiado, por sua vez, será composto por três vãos adicionais, totalizando 23 vãos ao longo da ponte.
Nessa etapa, as torres principais já tiveram suas estacas e pilares concluídos, possibilitando o início da construção em balanços sucessivos com a montagem do carro de avanço.
Uma das particularidades técnicas da Ponte de Guaratuba é a utilização do método de balanços sucessivos, considerado de alta precisão para grandes vãos.
A aduela de partida no apoio 04 já foi concluída, dando início à montagem do carro de avanço — estrutura metálica treliçada que servirá de base para a concretagem das aduelas subsequentes diretamente no local.
Segundo autoridades do projeto, essa técnica garante menor impacto ambiental e mais rapidez na execução da ponte estaiada.
Avanços celebrados por engenheiros e autoridades
O diretor-presidente do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), Fernando Furiatti, destacou a importância da obra:
“O ritmo de execução dos trabalhos estava progredindo muito bem, e agora estamos com ainda mais celeridade na execução desta obra, que será entregue aos paranaenses dentro do prazo, garantindo mais segurança e qualidade de vida para moradores, visitantes e turistas no Litoral do Paraná.”
A engenheira do DER/PR, Larissa Vieira, ressaltou o simbolismo da obra:
“O progresso dessa obra traz sempre um simbolismo de desenvolvimento da região e a concretização de um sonho que hoje, é apreciado aos olhos de quem sonha junto a entrega da Ponte de Guaratuba.”
Janice Kazmierczak Soares, diretora técnica do DER, também enfatizou a relevância da iniciativa:
“A construção da Ponte de Guaratuba sem dúvidas é o projeto mais icônico da engenharia paranaense dos últimos anos, não apenas pela complexidade técnica, mas também pelos desafios superados e pela relevância da obra para o Estado.”
Reflexos econômicos, sociais e turísticos no litoral do Paraná
A Ponte de Guaratuba promete impactar diretamente a mobilidade entre os municípios litorâneos, diminuindo o tempo de deslocamento e aumentando a segurança.
Com isso, espera-se um impulso no turismo regional e maior circulação de mercadorias, beneficiando o comércio, a hotelaria e o setor de serviços.
Além disso, a obra já gerou mais de 600 empregos diretos e segue movimentando a economia local com mão de obra, fornecedores e empresas especializadas.
Próximos passos e obras complementares
Além da ponte, o Governo do Paraná já prepara novas frentes de trabalho na região. A duplicação da PR-412 até Praia de Leste, e futuramente até Santa Catarina, está em andamento.
O Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) da Estrada de Guaraqueçaba também será contratado em breve, sinalizando a continuidade dos investimentos em infraestrutura no litoral.
A construção da Ponte de Guaratuba é muito mais que uma obra de engenharia: representa décadas de espera por uma solução concreta e segura de ligação entre cidades estratégicas do litoral.
Com 60% de execução e um cronograma rigorosamente cumprido, a obra reforça o compromisso do Estado com o progresso, a mobilidade e o bem-estar da população.
Fonte: Governo do Estado do Paraná