Conheça o Rail Báltica, mega projeto ferroviário que promete cruzar 3 países europeus. Mega projeto da Europa custará US$ 8 bilhões e terá 800 km de extensão.
Conheça o mega projeto ferroviário da Europa em andamento que está incomodando a Rússia. O empreendimento está sendo construído para suprir uma demanda enorme no continente controlado pela OTAN. Com uma rede impressionante de alta velocidade, o mega projeto da Europa custará, no total, 8 bilhões de dólares e terá mais de 800 km de extensão, atravessando três países que não possuíam uma ferrovia moderna desde a queda da União Soviética.
Europa está investindo em megaprojetos ao redor do mundo
A rede transeuropeia de transportes é uma ambiciosa iniciativa da União Europeia. Criada para integrar o continente por meio de uma infraestrutura moderna de transporte, a rede visa conectar países e regiões de maneira mais eficiente, melhorando o fluxo de mercadorias e pessoas, além de reduzir o impacto ambiental. Entre as iniciativas mais notáveis estão a ligação fixa Fehmarnbelt, que conectará a Alemanha e a Dinamarca por um túnel subaquático de 18 km, encurtando o tempo de viagem entre os dois países.
Outro destaque é o mega projeto ferroviário Lyon-Turim, um túnel ferroviário que atravessará os Alpes facilitando o transporte de carga entre a França e a Itália.
- Suécia pede aos cidadãos que se preparem para a guerra: cinco milhões de famílias recebem panfletos com orientações sobre como preparar suas casas para um possível ‘guerra nuclear’
- Alerta Global: aliados de Trump advertem Biden sobre risco de ‘Terceira Guerra Mundial’ com envio de mísseis de longo alcance à Ucrânia
- Construção civil nunca mais será a mesma: concreto superforte com fibras de carpete reciclado chega para redefinir durabilidade e sustentabilidade nas obras modernas!
- 100 mil norte-coreanos para Putin: Kim Jong-un envia soldados para reforçar a Rússia e mudar o rumo da guerra na Ucrânia
Além disso, o túnel de base do Brenner, que se estende sob os Alpes entre a Áustria e a Itália, está destinado a ser o túnel Ferroviário mais longo do mundo quando concluído, porém a ambição da União Europeia vai além do centro do continente.
Mega projeto ferroviário promete ser 100% sustentável
No leste europeu outras iniciativas estão surgindo, como o mega projeto da Europa Rail Báltica e este projeto tem como um de seus principais objetivos melhorar a conectividade regional. Ao conectar as capitais dos três países bálticos, Estônia, Letônia e Lituânia, o mega projeto ferroviário criará uma rota de alta velocidade que integrará essa região ao restante da Europa Ocidental, tanto para o transporte de passageiros quanto para o de mercadorias.
A expectativa é que esse mega projeto da Europa se torne um motor de crescimento econômico, impulsionando o comércio e o turismo, além de fomentar novas oportunidades de desenvolvimento nas regiões adjacentes. A implementação de trens de passageiros com velocidade de até 240 km/h e trens de carga operando a 120 km/h é um marco para o transporte na região.
Além da conectividade regional, o mega projeto ferroviário também coloca grande ênfase na promoção de um transporte mais sustentável, visto que toda a rota da Rail Báltica será eletrificada, o que representa um avanço na redução das emissões de CO2.
O maior projeto já desenvolvido em 100 anos
A transição do transporte rodoviário e aéreo para o Ferroviário movido a energia limpa resultará em uma queda considerável na poluição atmosférica. Estima-se que essa mudança reduzirá as emissões de gases poluentes em mais de 18% ao longo do corredor, um impacto positivo tanto para o meio ambiente quanto para as metas climáticas da União Europeia.
O mega projeto da Europa também é uma peça fundamental do Corredor Mar do Norte Báltico, uma das rotas prioritárias da rede transeuropeia de transportes. Este corredor conecta grandes centros econômicos como Antuérpia, na Bélgica, até Helsinque, na Finlândia, atravessando o coração da Europa-central.
O mega projeto ferroviário é o maior investimento em infraestrutura da região báltica em 100 anos e é vital para corrigir um desequilíbrio histórico durante a era soviética. A Rede Ferroviária foi projetada, principalmente, para ligar a região do Leste para o Oeste em direção à Rússia. Essa configuração limitou a conectividade dos países bálticos com o restante da Europa. Com a construção da Rail Báltica, essa barreira será eliminada, integrando completamente a região à malha ferroviária europeia.