1. Início
  2. / Economia
  3. / Medida do Governo Federal possibilita exploração e retomada das obras da usina nuclear de Angra 3 pela iniciativa privada
Tempo de leitura 2 min de leitura

Medida do Governo Federal possibilita exploração e retomada das obras da usina nuclear de Angra 3 pela iniciativa privada

Escrito por Kelly
Publicado em 02/09/2020 às 12:19
Medida do Governo Federal possibilita exploração e retomada das obras da usina nuclear de Angra 3 pela iniciativa privada
Obras na usina nuclear Angra 3/Imagem: Divulgação
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

A terceira usina nuclear de Angra dos Reis, no sul do Rio de Janeiro, está com obras paradas, e sua construção deve ser retomada no fim de 2021

O Governo Federal encaminhou um ofício à Eletrobras sobre uma nova Medida Provisória (MP), publicada nesta quarta-feira (02) no Diário Oficial da União. A MP 998/2020 possibilita a exploração da futura usina nuclear de Angra 3 por operadores privados e, consequentemente, a retomada de suas obras.

Veja também outras notícias

A MP 998/2020, editada pelo Ministério de Minas e Energia, permite que o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), autorize a gestão da usina por meio de concessão de outorga. Além disso, também trata da atualização das leis sobre os bens da União sob administração da Eletrobras.

Segundo a MP, a decisão ocorre para “promover a valorização dos recursos energéticos de fonte nuclear do país, preservando o interesse nacional”. Após a contratação, o agente privado da usina nuclear de Angra deverá garantir o fornecimento de energia pelo mínimo de 40 anos.

Pai e filho sorrindo ao fundo de arte promocional da Shopee para o Dia dos Pais, com produtos e caixas flutuantes em cenário laranja vibrante.
Celebre o Dia dos Pais com ofertas incríveis na Shopee!
Ícone de link VEJA AS OFERTAS!

A Eletrobras afirmou que haverá ainda, conforme previsto na MP, a adaptação para o preço de energia “dos possíveis ganhos que venham a ocorrer durante o processo competitivo de contratações de fornecedores para a finalização das obras do empreendimento”.

A usina nuclear Angra 3 se tornará a terceira usina da Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (CNAAA). A expectativa é que em operação comercial, a nova unidade tenha potência de 1.405 megawatts, ou seja, energia suficiente para abastecer as cidades de Brasília e Belo Horizonte durante o mesmo período.

A medida provisória ainda precisa ser aprovada pelo Congresso Nacional em um prazo máximo de até 120 dias. A usina nuclear Angra 3, localizada no sul do Rio de Janeiro, está com obras paradas, e sua construção deve ser retomada no fim de 2021, com expectativa que as obras sejam concluídas até 2026.

Comentários fechados para esse artigo.

Mensagem exibida apenas para administradores.

Kelly

Engenheira de Petróleo especialista em Eficiência Energética e pós-graduada em Engenharia Civil; Possui experiência em atividades na indústria petrolífera onshore. Entre em contato para sugestões de pauta, postar vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal.

Compartilhar em aplicativos