1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Mecânico cria motocicleta com asa e direção deslocada semelhante à de um carro de F1
Tempo de leitura 2 min de leitura Comentários 0 comentários

Mecânico cria motocicleta com asa e direção deslocada semelhante à de um carro de F1

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 08/08/2025 às 20:31
motocicleta
Foto: Reprodução
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Motocicleta Kejashi, criada por Kent James Shillitoe, combina asa oscilante e direção deslocada para aumentar a estabilidade e aderência mesmo em curvas extremas.

A Kejashi é a primeira motocicleta do mundo com um sistema de asa inclinada que se mantém nivelado nas curvas.

Essa solução gera força descendente semelhante à de um carro de Fórmula 1, mas sem empurrar a moto para fora.

O projeto combina inovação mecânica extrema, aerodinâmica adaptativa e um design experimental pensado para ser funcional.

Criada por Kent James Shillitoe, a Kejashi vai além de um protótipo exótico. Ela busca aumentar a estabilidade, reduzir a necessidade de rolagem em curvas rápidas e explorar novas formas de controle dinâmico.

O resultado é um conceito ousado, mas com aplicações reais em mobilidade eficiente e segura.

Como funciona o sistema

O diferencial está no mecanismo de direção offset. Ao girar o guidão, a roda dianteira se move lateralmente para fora da curva. Isso reduz o ângulo de inclinação necessário, tanto para o piloto quanto para a moto.

O mais importante é que esse movimento sincroniza a asa basculante, mantendo a força aerodinâmica que empurra o carro (ou moto) para baixo nivelado.

Assim, a força atua para aumentar a aderência, sem empurrar o conjunto para fora em curvas fechadas. O piloto mantém mais controle e confiança em velocidades elevadas.

Contexto técnico

Na MotoGP, pequenas aletas fixas ajudam na aerodinâmica, mas perdem eficácia quando o piloto ultrapassa 45 graus de inclinação. Nessas situações, elas acabam gerando força contrária ao esperado.

A proposta de Shillitoe trata a asa como um elemento adaptável, que mantém eficiência mesmo em ângulos extremos.

Essa abordagem resolve uma limitação que o motociclismo de alta performance enfrenta há anos. Com a asa ajustando-se à inclinação, o ganho aerodinâmico se mantém constante.

Potencial de aplicação

O protótipo pesa cerca de 130 kg, similar a um CBR125 básico, mas gera até 60 kg de downforce a 150 km/h. Esse efeito aumenta a aderência sem acrescentar peso, algo valioso tanto para motos esportivas quanto para veículos urbanos de alto desempenho.

Portanto, soluções como essa podem abrir caminho para veículos mais leves, seguros e eficientes, com menor consumo de combustível.

Conexões e tendências

A tecnologia dialoga com o uso de asas ativas no automobilismo, como o DRS da Fórmula 1, que regula o arrasto sem sacrificar estabilidade. Embora não existam outros exemplos de asa móvel basculante em motos, já há projetos de mobilidade elétrica explorando carrocerias aerodinâmicas e suspensão lateral ativa.

Além disso, em cenários urbanos, menor ângulo de inclinação e estabilidade extra significam mais segurança, menos desgaste de pneus e maior eficiência no deslocamento.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor. Para sugestões de pauta ou qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail flclucas@hotmail.com.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x