Capacite-se no curso na Educação Especial Inclusiva. Inscreva-se no processo seletivo para Segunda Licenciatura em Educação Especial Inclusiva (UFJF)
A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) em parceria com MEC, abriu inscrições para o curso gratuito de formação especializada e gratuita para Segunda Licenciatura em Educação Especial Inclusiva, conforme o Edital 19/2024, retificado pelo Edital 20/2024. Este curso faz parte do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) e oferece 50 vagas para professores da rede pública e outros licenciados que desejam se capacitar na área de educação inclusiva, uma oportunidade valiosa para quem busca especialização e crescimento na carreira.
Objetivo do Curso e Carga Horária
O curso tem como principal objetivo formar profissionais capacitados para atuar na Educação Especial Inclusiva. As aulas serão ofertadas na modalidade presencial, no período noturno, com uma duração total de três semestres letivos. Ao longo do curso de formação especializada, os alunos participarão de aulas teóricas, fóruns de discussão, seminários e avaliações que os preparam para o Atendimento Educacional Especializado (AEE) e outras práticas pedagógicas inclusivas.
Vagas Disponíveis e Locais de Oferta
No total, são 50 vagas, divididas em duas categorias. 70% das vagas são destinadas a professores da rede pública que já atuam na área sem a devida formação, e 30% para portadores de diploma de licenciatura que atuem ou não na educação básica. O curso de formação especializada será realizado na Faculdade de Educação da UFJF, em Juiz de Fora.
-
Instituto Federal (IFAL) abre curso gratuito 100% online com certificado reconhecido e 160h de aula, veja como participar
-
Curso gratuito no SENAI em parceria com a prefeitura oferece vagas para Eletricista Instalador Predial, Manutenção de Máquinas Industriais e Pedreiro de Alvenaria em Poços de Calda
-
Torne-se um expert em IA sem pagar nada por isso! Senai e Amazon se unem e abrem 200 mil vagas em curso de tecnologia
-
Faça um curso gratuito e online no MEC com 180h, certificado da UFPI e temas como apostas esportivas, currículo espiral e cultura digital
Processos de Seleção
A seleção é baseada em três critérios principais: tempo de serviço na educação básica, tempo de experiência no Atendimento Educacional Especializado (AEE), e o tempo decorrido desde a obtenção da primeira licenciatura. O processo garante uma análise justa para todos os candidatos, respeitando o sistema de cotas. Metade das vagas é reservada para candidatos autodeclarados pretos, pardos, indígenas, quilombolas ou pessoas com deficiência que tenham cursado o ensino médio em escolas públicas. Este sistema visa promover a equidade no acesso ao curso.
Requisitos para Inscrição no curso
Para se inscrever curso de formação especializada para Segunda Licenciatura em Educação Especial Inclusiva, é necessário possuir diploma de licenciatura e estar registrado na Plataforma Freire. Professores da educação básica que atuam sem a formação na área da educação inclusiva têm prioridade no processo seletivo. Além disso, os candidatos devem ter disponibilidade para participar do curso no período noturno e, para o sucesso no curso, é recomendado o acesso a recursos como computador e internet, visto que algumas atividades podem exigir esses meios.
Cronograma do Processo Seletivo
- Curso: Segunda Licenciatura em Educação Especial Inclusiva
- Período de Inscrição: 17 de setembro a 01 de outubro de 2024
- Resultado Preliminar: 17 de outubro de 2024
- Resultado Final: 22 de outubro de 2024
- Matrículas: Disponível no site da CDARA/UFJF após a publicação do resultado final
Inscrições
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 1º de outubro de 2024, às 18h, pelo site da UFJF www.ufjf.br/copese. Esta é uma excelente oportunidade para profissionais da educação que desejam se qualificar na área de educação especial. O curso, além de proporcionar uma formação sólida, emitirá um certificado válido nacionalmente, contribuindo para o crescimento e desenvolvimento da carreira dos participantes. Não perca a chance de aprimorar suas habilidades e fazer a diferença na educação inclusiva!