O Ministério da Educação (MEC) oferta cursos online de aperfeiçoamento, capacitação, especialização, extensão e formação continuada. Confira!
O Ministério da Educação (MEC), está com inscrições abertas para cursos online e gratuitos com certificado. Há oportunidades em formações com carga horária de 90h, 180h e até 360h. As inscrições são totalmente gratuitas e abertas a pessoas de todo o país. As vagas são limitadas e serão preenchidas de acordo com a ordem de inscrição.
Conheça alguns dos cursos online e gratuitos oferecidos pelo Ministério da Educação (MEC)
MATEMÁTICA
Esta série de minicursos é para você que se interessa pela linguagem matemática, bem como potencializar a compreensão das habilidades e características relativas a matemática como estratégia de expressão do material e do imaginário humano, promovendo oportunidades de expansão e troca de informação e de conhecimentos no universo acadêmico.
CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM BEM-ESTAR NO CONTEXTO ESCOLAR
O Curso de Aperfeiçoamento em Bem-estar no Contexto Escolar está dividido em três Módulos, e esses, subdivididos em Unidades com atividades de fixação ao longo do percurso. Trata-se de um curso especialmente elaborado para professores e gestores da Educação Básica e busca trazer formas eficazes para que esses profissionais se aperfeiçoem em seus trabalhos. O principal tema que será estudado ao longo dos módulos é o da saúde mental de toda a comunidade escolar, focalizando em estratégias para lidar da melhor forma possível, principalmente, com as crianças e com os adolescentes.
- Faça um mestrado no MEC sem pagar nada por isso! Ministério da Educação e Instituto Federal (Ifac) abrem vagas para Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica
- Fiocruz libera inscrições para cursos 100% EAD, gratuitos e com certificado! Há chances na Fundação Oswaldo Cruz em várias áreas sem que haja necessidade de prova para participar
- Como transformar sua carreira em menos de dois anos? O SENAI seleciona alunos para cursos gratuitos! Veja como participar do processo seletivo
- Quer se qualificar de graça? SENAC abre 12 mil vagas em cursos profissionalizantes gratuitos! As inscrições vão até 1º de dezembro!
ESTATÍSTICA
O curso fundamentos de estatística aborda os conhecimentos necessários para compreensão do que é estatística e onde é aplicada. Aborda os conceitos fundamentais da estatística, aspectos sobre a coleta, análise e interpretação de dados.
INTRODUÇÃO AO PENSAMENTO COMPUTACIONAL
Curso de Introdução ao Pensamento Computacional com ênfase aos seus quatro pilares: Abstração, Decomposição, Reconhecimento de Padrões, e Algoritmos.
ORIENTAÇÃO PARA ESTUDANTES SOBRE ESCOLHAS PROFISSIONAIS
A formação sobre o Soutec.edu: orientação para estudantes sobre escolhas profissionais, estruturado em 2 Módulos, tem a finalidade de instruir, detalhadamente, sobre o uso do aplicativo, propor a ampliação do conhecimento e a reflexão sobre a relevância da Educação Profissional e Tecnológica no Brasil e no mundo e, em caráter ainda mais detalhado, na vida dos estudantes brasileiros provenientes das escolas da rede pública, a fim de difundir, não tão somente o uso do aplicativo Soutec, mas os benefícios por ele oportunizados.
Saiba como se inscrever nos cursos online e totalmente gratuitos do MEC
Os interessados em participar dos cursos online e gratuitos devem acessar a página do Ambiente Virtual de Aprendizagem do Ministério da Educação (AVAMEC) e selecionar o curso desejado. Para concorrer aos cursos gratuitos online é necessário realizar um cadastro com nome completo, data de nascimento, CPF, Sexo, Endereço, vínculos profissionais, entre outros dados.
Saiba mais sobre a plataforma AVAMEC
A Avamec é uma plataforma virtual colaborativa de aprendizagem que permite a criação, desenvolvimento e gestão de diversas atividades formativas, tais como cursos à distância, complementos para cursos presenciais gratuitos, projetos de pesquisa, projetos colaborativos e outras ferramentas de apoio educacional para o processo de ensino-aprendizagem.
Seu objetivo é garantir a equidade entre as escolas públicas de educação básica no uso pedagógico da tecnologia, promovendo o acesso à inovação e tecnologia em escolas situadas em regiões de baixo desempenho em indicadores educacionais e maior vulnerabilidade socioeconômica. Além disso, a plataforma incentiva a autonomia dos professores na adoção de tecnologias para fins educacionais, estimulando o protagonismo e a participação ativa dos docentes no processo de ensino.