MEC oferece 7,5 Mil vagas em curso gratuito online EAD de Aperfeiçoamento em Educação em Direitos Humanos, sem processo seletivo e com certificado garantido, disponíveis para todo o Brasil
A Universidade Federal de Uberlândia (UFU), em colaboração com o Ministério da Educação (MEC), lançou uma iniciativa significativa para a educação no Brasil: mais de 7,5 mil vagas estão disponíveis para o curso gratuito EAD de Extensão e Aperfeiçoamento em Educação em Direitos Humanos e Diversidades.
Nomeado “Educar-se e Educar para a Construção de uma Sociedade Fundamentada em Direitos Humanos“, este programa é 100% certificado pelo MEC e destaca-se na promoção da educação inclusiva e na formação de uma consciência cívica diversificada e abrangente.
Curso EAD gratuito do MEC e UFU
Vivemos em uma era onde as questões relacionadas aos direitos humanos e à diversidade são cada vez mais presentes no debate público e na agenda política, tanto nacional quanto internacional. A educação em direitos humanos é uma ferramenta crucial para o desenvolvimento de uma sociedade que respeita as diferenças e promove a igualdade.
-
Sebrae abre mil vagas em programa gratuito para impulsionar pequenos negócios
-
5 profissões digitais que ganham até R$ 15 mil por mês no Brasil com trabalho remoto e salário em dólar
-
Formação técnica têm salários de até R$ 10 mil e empregabilidade superior à de muitos graduados, diz SENAI
-
Prefeitura abre vagas em cursos gratuitos nas áreas de Logística, Transporte e Administração em parceria com SEST SENAT para qualificação profissional em Piracicaba
Este curso gratuito EAD (online) certificado pelo MEC, foi desenvolvido exatamente nesse contexto, visando capacitar profissionais que trabalham diretamente com direitos humanos e nas escolas, garantindo uma formação continuada de alta qualidade e alinhada com as demandas atuais da sociedade.
Estrutura do Curso
Com uma carga horária total de 180 horas, o curso é oferecido na modalidade de Ensino a Distância (EAD – online) e está organizado em cinco módulos:
- Unidade Geral: Apresentação do curso e ambientação na plataforma Moodle.
- Unidade I: Fundamentos de educação em direitos humanos, abordando diversidades, criança e adolescente, e o fortalecimento do Estado protetor dos direitos.
- Unidade II: Diversidade sexual e de gênero, direitos da mulher, com foco em conhecer para combater distorções negadoras de direitos.
- Unidade III: Comunicação não violenta, cultura de paz nas escolas e o poder da comunicação fundamentada em direitos humanos.
- Unidade IV: Questões envolvendo estrangeiros, refugiados e apátridas no Brasil, e a situação dos povos originários do território.
Vagas e Público-Alvo
Do total de 7.560 vagas do curso gratuito, 5.400 são reservadas para professores da educação básica da rede pública em atuação, com uma distribuição de 200 vagas por estado e Distrito Federal. As restantes 2.160 vagas são destinadas a outros profissionais que atuam na educação básica da rede pública, com 80 vagas por estado e Distrito Federal.
Inscrições e Processo Seletivo
Inscrições e Processo Seletivo
As inscrições para o curso gratuito permanecerão abertas até que todas as vagas sejam preenchidas. Os interessados devem acessar o site oficial da UFU e preencher o formulário disponível na página do curso, NESTE LINK. É uma oportunidade única para os profissionais da educação básica da rede pública ampliarem seus conhecimentos e aprimorarem suas habilidades em um campo crucial para o desenvolvimento social além de receberem um certificado do MEC.
Comentários fechados para esse artigo.
Mensagem exibida apenas para administradores.