O navio HMS Venturer é o primeiro de cinco novas embarcações de uso geral da classe Inspiration, projetadas para substituir fragatas mais antigas da frota.
O HMS Venturer, a primeira das cinco novas fragatas Tipo 31 da Marinha Real, entrou na água pela primeira vez. A operação ocorreu em Leith e marca um passo crucial na construção do navio. Agora, a embarcação segue para Rosyth para a continuação dos trabalhos de equipamento e integração de sistemas, antes dos testes no mar.
Um marco na jornada do HMS Venturer
A primeira entrada do HMS Venturer na água representa um marco importante em sua construção. A operação foi uma transferência marítima cuidadosamente coordenada. Após o procedimento, o navio retornou às instalações de Rosyth. No local, a construtora Babcock dará continuidade à integração de sistemas e instalação de equipamentos.
“A primeira entrada do HMS Venturer na água é uma demonstração clara da capacidade soberana do Reino Unido em ação”, disse Nick Hine, Diretor Executivo do Setor Marítimo da Babcock. Ele destacou a expertise da empresa e o excelente progresso do programa, que entregará cinco navios de guerra à Marinha Real em uma década.
-
Indústria naval volta a crescer no RS com 1,5 mil empregos diretos e reativação do Estaleiro Rio Grande
-
BNDES aprova financiamento para embarcações sustentáveis da Hermasa com recursos do Fundo da Marinha Mercante
-
Modernização da APS no Porto de Santos: investimento de R$ 3 milhões reforça segurança e tecnologia
-
Royal Navy comissiona HMS Stirling Castle para reforçar operações de caça a minas no Reino Unido
Conheça as fragatas tipo 31 (classe inspiration) da Marinha Real
As fragatas Tipo 31 são os navios de guerra de uso geral de última geração da Marinha Real. Elas também são conhecidas como classe Inspiration. Seu principal objetivo é substituir algumas das antigas fragatas da classe Tipo 23, modernizando a frota.
Esses navios foram projetados como plataformas altamente versáteis, acessíveis e adaptáveis. Eles são adequados para uma ampla gama de missões. Suas tarefas incluem segurança marítima, escolta, assistência em desastres e futuras operações de guerra naval com sistemas não tripulados.
Cada fragata tipo 31 possui especificações notáveis:
- Comprimento: Aproximadamente 139 metros.
- Boca (largura): Cerca de 20 metros.
- Deslocamento: Entre 5.700 e 7.000 toneladas.
- Velocidade: Superior a 26 nós.
- Alcance: Aproximadamente 7.500 milhas náuticas.
Um programa acelerado da Marinha Real com foco na exportação
O programa de construção está progredindo rapidamente. Atualmente, ele está em uma fase de produção múltipla, com três navios sendo construídos simultaneamente. A Marinha Real receberá um total de cinco fragatas Tipo 31, com conclusão prevista para 10 anos após a adjudicação do contrato inicial.
O projeto dos navios é baseado no design Arrowhead 140 da Babcock. Este modelo também alcançou sucesso internacional, sendo exportado para a Indonésia e a Polônia.