1. Início
  2. / Indústria
  3. / Marinha do Brasil inaugurou hoje no Complexo Naval de Itaguaí (CNI) no Rio de Janeiro, a Base de Submarinos da Ilha da Madeira (BSIM)
Localização RJ Tempo de leitura 3 min de leitura

Marinha do Brasil inaugurou hoje no Complexo Naval de Itaguaí (CNI) no Rio de Janeiro, a Base de Submarinos da Ilha da Madeira (BSIM)

Escrito por Flavia Marinho
Publicado em 17/07/2020 às 18:07
Marinha do Brasil inaugurou hoje no Complexo Naval de Itaguaí (CNI) no Rio de Janeiro, a Base de Submarinos da Ilha da Madeira (BSIM)
Marinha do Brasil inaugurou hoje no Complexo Naval de Itaguaí (CNI) no Rio de Janeiro, a Base de Submarinos da Ilha da Madeira (BSIM)

A Base de Submarinos da Ilha da Madeira, localizada no Complexo Naval de Itaguaí, no Rio de Janeiro, faz parte do Programa Prosub da Marinha

A Marinha ativou hoje (17/07) a Base de Submarinos da Ilha da Madeira, localizada no Complexo Naval de Itaguaí, na região metropolitana do Rio de Janeiro. A base faz parte do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub), que visa à produção de quatro submarinos convencionais e do primeiro submarino brasileiro com propulsão nuclear. Estaleiro Ecovix vai gerar cerca de 5 mil vagas de emprego na construção do navio POLAR para Marinha do Brasil

Leia também

A Base de Submarinos da Ilha da Madeira (BSIM) será a base naval mais moderna da Marinha brasileira e vai contribuir para a preparação dos meios navais, prioritariamente dos submarinos, além de prestar apoio logístico às organizações militares (OMs).

“Cabe a ela [base] prover facilidades de atracação, infraestrutura e apoio administrativo aos navios subordinados ao Comando da Força de Submarinos; segurança de áreas e instalações do Complexo Naval de Itaguaí, incluindo os perímetros marítimo, terrestre e áreas comuns, em coordenação com as demais OMs e empresas sediadas no complexo, além de oferecer apoio básico de saúde”, informa a Marinha.

Base de Submarinos da Ilha da Madeira, localizada no Complexo Naval de Itaguaí, Rio de Janeiro

O comandante da Marinha, almirante de esquadra Ilques Barbosa Junior, destacou a dimensão estratégica da base naval. “Aqui estará em breve a força máxima de dissuasão estratégica de nosso país: submarinos convencionais com propulsão nuclear, submarinos com propulsão diesel-elétrica, e também modernas fragatas e outros meios de apoio ao fortalecimento da soberania e do desenvolvimento do país”, disse Ilques, na cerimônia que teve a presença do ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque.

Em outubro do ano passado, foi apresentado o submarino Humaitá, no Complexo Naval de Itaguaí, o segundo dos quatro submarinos com propulsão diesel-elétrica planejados para atuar na defesa da costa brasileira. Em dezembro deste ano, está previsto o lançamento do Humaitá ao mar.

O primeiro submarino do Prosub, Riachuelo, já foi lançado ao mar em 2018. Os outros dois com propulsão diesel-elétrica, Tonelero e Angostura, têm entrega prevista respectivamente para 2022 e 2023.

Base de Submarinos da Ilha da Madeira, localizada no Complexo Naval de Itaguaí, Rio de Janeiro

Eles estão previstos no Programa de Desenvolvimento de Submarinos, lançado em 2008 em uma parceria estratégica com a França, que prevê investimento de R$ 35 bilhões.

Na construção das embarcações, têm prioridade componentes fabricados no Brasil. Segundo a Marinha, o Prosub fortalece diversos setores industriais de importância estratégica para o desenvolvimento nacional.

Flavia Marinho

Flavia Marinho é Engenheira pós-graduada, com vasta experiência na indústria de construção naval onshore e offshore. Nos últimos anos, tem se dedicado a escrever artigos para sites de notícias nas áreas da indústria, petróleo e gás, energia, construção naval, geopolítica, empregos e cursos. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal.

Compartilhar em aplicativos