O ‘náufrago forçado’ do navio que transportava os minérios de ferro da Vale deve acontecer remotamente; Marinha garante que não haverá grande impacto ambiental.
A Marinha do Brasil confirmou no sábado, (06/06), que o Navio Mercante Stellar Banner, que encalhou na costa do Maranhão há três meses durante transporte de minério de ferro da Vale para a China, será afundado a cerca de 150 quilômetros da costa do Maranhão. Petrobras exportou 1,11 milhão de toneladas de óleo combustível e bate novo recorde no mês de maio.
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A Polaris Shipping, proprietária do navio decidiu afundar a unidade após relatórios de inspeções estruturais realizadas por representantes da sociedade classificadora do navio e o “náufrago forçado” deve acontecer com a embarcação sendo operada remotamente recebendo apoio de mergulhadores.
Segundo a Marinha, o navio já está sendo preparado para evitar danos ao meio ambiente. Estão sendo retirados resíduos oleosos, bem como objetos flutuantes ou de contaminantes a bordo.
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“A Marinha do Brasil, por meio do Comando DN e da Capitania dos Portos do Maranhão, continuará fiscalizando as atividades juntamente com as autoridades ambientais do estado do Maranhão e outras autoridades ambientais”, informou a Marinha em nota neste domingo.
Além da Marinha, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) estão acompanhando os trabalhos.
Na última quinta-feira (4) o Stellar Banner foi rebocado de onde ficou encalhado e passou a ficar em águas mais profundas, a cerca de 111 km de São Luís.
A investigação no Stellar Banner foi possível com a flutuação da embarcação, na semana passada, após a retirada, em abril, de cerca de 145 mil toneladas de minério de ferro que estavam sendo transportados pelo navio sul-coreano.
Na época, já haviam sido retirados também 3.900 metros cúbicos de óleo da embarcação.
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