1. Início
  2. / Indústria
  3. / Marinha autoriza o Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes realizarem manobras de navios gigantes
Tempo de leitura 2 min de leitura

Marinha autoriza o Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes realizarem manobras de navios gigantes

Escrito por Flavia Marinho
Publicado em 24/04/2020 às 17:05
Marinha autoriza o Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes realizarem manobras de navios gigantes
Marinha autoriza o Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes realizarem manobras de navios gigantes
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

O complexo portuário de Itajaí e Navegantes foram autorizados pela Marinha do Brasil a realizarem manobras de navios gigantes de até 337 metros de comprimento. Enquanto isso estivadores clamam por medidas urgentes sobre a pandemia do coronavírus no Porto de Santos. 

A homologação permite que os terminais recebam alguns dos maiores navios a navegar a costa brasileira.

As manobras testes foram realizadas na nova bacia de evolução dos portos de Itajaí e Navegantes, área onde a embarcação faz um giro de 180º em meio ao Rio Itajaí-Açu.

De acordo com o Marcelo Salles, superintendente do Porto de Itajaí, está previsto para maio a primeira manobra com o navio de grandes proporções, inaugurando uma nova fase de testes na nova bacia de evolução.

Apesar das manobras com navios de até 306 mestros (limite atual dos terminais) terem ocorrido com segurança, o que garantiu o aval da Marinha, ainda falta a homologação da área para os grandes navios.

É essa etapa que iniciará com a chegada do primeiro navio com mais de 330 metros.

Por conta das empresas de navegação estarem usando navios maiores em algumas rotas, o maior porto de Santa Catarina, a Portonave, em Navegantes, ficou extremamente prejudicado deixando de receber somente no ano passado 32 escalas, o que representa cerca de 25 mil contêineres.

Até o mês passado oito navios que fazem parte de serviços operados pelo terminal não puderam fazer escala devido às limitações de parâmetros para atracação. Pelo menos sete mil contêineres deixaram de ser movimentados.

Com a publicação da Portaria Nº 32 e consequentemente a homologação das manobras noturnas de navios com até 306 metros de comprimento, o complexo portuário de Itajaí e Navegantes amplia significativamente sua faixa de operação, expandindo assim a sua capacidade de movimentação de carga e aumentando ainda mais a sua competividade com os demais portos do Brasil e América Latina.

Comentários fechados para esse artigo.

Mensagem exibida apenas para administradores.

Flavia Marinho

Flavia Marinho é Engenheira pós-graduada, com vasta experiência na indústria de construção naval onshore e offshore. Nos últimos anos, tem se dedicado a escrever artigos para sites de notícias nas áreas militar, segurança, indústria, petróleo e gás, energia, construção naval, geopolítica, empregos e cursos. Entre em contato com flaviacamil@gmail.com para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não enviar currículo.

Compartilhar em aplicativos