A representação cartográfica com o Brasil ao centro e o Sul para cima, defendida pelo presidente do IBGE, Márcio Pochmann, foi ridicularizada pelo popular perfil “Terrible Maps”, gerando milhões de visualizações e novas piadas sobre o mapa-múndi do IBGE.
O controverso mapa-múndi do IBGE, que apresenta o Brasil em posição central e o hemisfério Sul no topo, voltou a ser motivo de chacota nas redes sociais neste domingo, 11 de maio de 2025. Desta vez, a zombaria partiu do perfil internacional “Terrible Maps”, conhecido por seu humor com representações cartográficas inusitadas e que acumula quase 3,5 milhões de seguidores.
A postagem, que ironizava a perspectiva do mapa-múndi do IBGE como a visão do “governo brasileiro”, rapidamente viralizou. O episódio reacendeu o debate e as piadas sobre a intenção do presidente do instituto, Márcio Pochmann, com a divulgação original do mapa.
O “mapa terrível”: como o perfil internacional retratou o polêmico mapa-múndi do IBGE
No último domingo (11), o perfil “Terrible Maps”, especializado em fazer humor com mapas considerados ruins ou inusitados, publicou uma reprodução do mapa-múndi defendido por Márcio Pochmann. Com a legenda “Mapa mundial de acordo com o governo brasileiro”, a postagem exibia a representação com o Brasil ao centro. Nessa perspectiva, a América do Norte aparecia no local onde convencionalmente se retratam os países sul-americanos e o Polo Sul.
-
O segredo das ‘estradas submersas’ do Ceará não é a maré
-
Lucro de 17.000.000%: investidores que seguraram bitcoins desde 2011 realizam maior ganho da história
-
Quanta água potável realmente temos? O dado que revela como a maior riqueza da Terra é, na verdade, escassa
-
Trump ordenou hoje o envio de dois submarinos nucleares após ex-presidente da Rússia falar em ‘apocalipse’
Essa escolha de representação no mapa-múndi do IBGE, que inverte a orientação tradicional do globo, foi o alvo da sátira.
Repercussão imediata: milhões de visualizações e o ressurgimento das piadas sobre o mapa-múndi do IBGE
A publicação do “Terrible Maps” sobre o mapa-múndi do IBGE teve um alcance expressivo. No final da manhã de domingo, a postagem já acumulava quase dois milhões de visualizações na noite do mesmo dia.
Com essa nova exposição internacional, a iniciativa de Pochmann voltou a provocar uma onda de piadas nas redes sociais. Muitos usuários zombaram da ideia original por trás da criação do mapa, que visava destacar a liderança brasileira.
A justificativa original de Márcio Pochmann
A proposta de um mapa-múndi do IBGE com o Brasil em destaque e o Sul orientado para cima foi apresentada por Márcio Pochmann com uma justificativa específica. Segundo ele, o objetivo era “ressaltar a posição atual de liderança do Brasil em importantes fóruns internacionais como no BRICS e Mercosul”.
Pochmann mencionou a realização da COP 30 no Brasil em 2025 como outro fator que motivaria essa nova representação cartográfica do mundo, na visão do mapa-múndi do IBGE.
“Terrible Maps”: o perfil influente especializado em humor cartográfico nas redes sociais
O perfil “Terrible Maps” é uma página popular nas redes sociais, com quase 3,5 milhões de seguidores somados no Instagram, Facebook e X (antigo Twitter). Sua especialidade é compartilhar e comentar mapas considerados “terríveis”, seja por erros, propostas bizarras ou representações humorísticas.
Ao escolher o mapa-múndi do IBGE como tema de uma de suas postagens, o perfil amplificou a discussão sobre a representação cartográfica brasileira para um público internacional, inserindo-a em um contexto de humor e crítica.
Quanta bobagem, tento achar a razão para isso e só enxergo a maluquice de um governo da republica de Lula, e para fazer jus a garota propaganda so podia ser Dilma.