1. Início
  2. / Energia Renovável
  3. / Mais energia solar para o povo: A Cemig, estatal mineira pretende dobrar sua capacidade de geração solar com novas usinas
Localização MG Tempo de leitura 3 min de leitura

Mais energia solar para o povo: A Cemig, estatal mineira pretende dobrar sua capacidade de geração solar com novas usinas

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 05/09/2020 às 12:43
energia solar - cemig - usinas
Usinas hidroelétricas da Cemig

A Unidade da Cemig mira crescer em geração de energia solar distribuída via aquisições

A Cemig SIM, unidade da estatal mineira Cemig voltada a negócios de geração distribuída de energia solar, pretende quase dobrar sua capacidade de geração neste ano, expandindo também a base de clientes, disse à Reuters o presidente da empresa.

Leia também

Crescimento no mercado de energia solar brasileiro

O crescimento da energia solar vai se dar com a aquisição de participação em empreendimentos pré-operacionais da tecnologia conhecida como GD, que envolve usinas de pequeno porte cuja geração é direcionada para abater a conta de luz de consumidores.

Essa modalidade de produção de eletricidade com energia solar tem crescido em ritmo acelerado no Brasil desde 2015, apoiada por incentivos regulatórios que tornam os sistemas, principalmente solares, uma opção atrativa de investimentos para empresas e consumidores.

“A Cemig SIM vai investir em 2020 cerca de 100 milhões de reais só na questão de energia solar”, disse à Reuters o CEO da subsidiária, Danilo Gusmão Araújo.

“Nossa expectativa é que em cinco anos a gente invista 600 milhões de reais em soluções de eficiência energética e também na energia solar. Em dez anos, seria mais que dobrar, para 1,4 bilhão de reais.”

Sobre os investimentos em energia solar

Os investimentos da Cemig focam instalações em Minas Gerais, que além de sede da Cemig é considerado o Estado mais competitivo para negócios de geração distribuída fotovoltaica por questões tributárias e pela boa irradiação solar.

As transações têm sido feitos com recursos próprios, aportados pela Cemig na empresa, mas a unidade pretende obter financiamentos de longo prazo atrelados a seus ativos.

“Estamos agora com uma operação que está sendo concluída com o Banco do Nordeste”, disse Araújo, sem detalhar. Ele também revelou conversas com o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) sobre eventuais empréstimos.

A Cemig SIM tem negociado a produção de suas usinas

A Cemig SIM tem negociado a produção de suas usinas principalmente com clientes do setor comercial, em processo de venda digital de planos para a compra por determinado período do direito à energia gerada.

Os consumidores conseguem em média corte de 20% nos custos com a energia ao aderir a esses planos para usar a produção das usinas solares, segundo Araújo, que comentou que a empresa lançará em breve produtos focados em consumidores residenciais.

“Estaremos nos próximos meses lançando um produto para os clientes residenciais de Minas Gerais, nossa expectativa é que nos próximos 60 dias já tenhamos isso lançado”, afirmou.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos