Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física abre seleção com mais de 640 vagas em todo o Brasil. Processo terá prova escrita nacional, defesa de memorial e vagas reservadas para ações afirmativas. Aulas começam em 2026.
O Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) abriu o processo seletivo para a turma com início no primeiro semestre de 2026.
São mais de 640 vagas distribuídas em dezenas de polos no país.
As inscrições ocorrem de 25 de agosto a 24 de setembro de 2025, e a seleção prevê Prova Escrita Nacional para parte dos candidatos e defesa de memorial para todos os aprovados nas etapas iniciais.
-
Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) está com vagas abertas em curso técnico gratuito de Logística na modalidade EAD
-
10 mil vagas abertas em curso gratuito da USP: oportunidade 100% online e com certificado é voltada para profissionais da educação
-
Sem gastar nada! Microsoft oferece curso gratuito de Word, Excel e PowerPoint com certificado e promete ajudar jovens brasileiros na corrida pelo primeiro emprego
-
Curso gratuito de Auxiliar de Eletricista da Prefeitura em parceria com o SENAI abre Inscrições para vagas noturnas em Chapadão do Sul no MS
O edital é organizado pela Sociedade Brasileira de Física (SBF), com apoio da CAPES/MEC.
O que é o MNPEF
Criado para qualificar a docência em Física na Educação Básica, o MNPEF é um curso stricto sensu em rede nacional, coordenado pela SBF e ofertado por Instituições de Ensino Superior que abrigam polos credenciados pela CAPES.
O público-alvo são professores regentes de Física na Educação Básica ou de Ciências no ensino fundamental.
Podem se candidatar licenciados ou bacharéis em Física e profissionais de áreas afins com formação reconhecida pelo MEC.
Estudantes no último período desses cursos também são aceitos mediante comprovação exigida. As aulas começam no primeiro semestre de 2026, conforme calendário oficial.
Como será a seleção
O edital divide os candidatos em dois grupos.
No Grupo 1 (ampla concorrência, 70% das vagas), os inscritos realizam Prova Escrita Nacional de caráter eliminatório e classificatório, seguida da defesa de memorial.
Já o Grupo 2 (30%) é destinado exclusivamente a docentes com no mínimo 15 anos de atuação em sala de aula.
A primeira etapa consiste na análise de currículo, também eliminatória e classificatória, antes da defesa de memorial.
A nota final é a média aritmética simples das duas etapas, e a classificação ocorre em ordem decrescente.
A prova escrita aborda conteúdos de Física Geral com base em bibliografia clássica da área, listada no edital.
A banca da defesa avalia a trajetória profissional, a motivação e a produção didática do candidato, bem como o potencial de contribuição para o ensino de Física.
Distribuição de vagas e ações afirmativas
As oportunidades estão distribuídas por polos de universidades e institutos federais e estaduais em todo o país.
Em atendimento à Portaria Normativa nº 13/2016 do MEC, 30% das vagas de cada polo são reservadas a ações afirmativas para candidatos negros, quilombolas, ciganos, indígenas, trans e pessoas com deficiência.
Os demais 70% seguem para ampla concorrência.
A autodeclaração ou laudo pericial deve ser enviado ao polo dentro do prazo.
Entre os polos estão a UnB (DF), UFAM/IFAM (AM), UFRJ (RJ), UFPA (PA), UFSC (SC), UFRGS (RS), UFABC (SP), UECE (CE), UFPE (PE), UFS (SE), UEM (PR), UFMS/UFGD (MS), UFAL (AL) e UFPI/IFPI (PI), entre outros.
De acordo com o edital, quatro polos (30, 58, 61 e 68) não ofertarão turma em 2026.
Critérios de classificação e divulgação
O resultado final de cada polo é divulgado separadamente para os Grupos 1 e 2, com candidatos listados por ordem de nota.
Em caso de empate, o critério é a maior nota na Prova Escrita (Grupo 1) ou o maior tempo de serviço em sala (Grupo 2).
Persistindo o empate, vale a maior idade. As comissões locais publicam as notas e realizam as matrículas dentro do cronograma.
Eventuais alterações de datas serão anunciadas nos canais oficiais do MNPEF e dos polos.
Como se inscrever
As inscrições devem ser feitas exclusivamente online no sistema da SBF, entre 25 de agosto e 24 de setembro de 2025. O valor da taxa é de R$ 85 e o pagamento deve ser confirmado até 26 de setembro.
Ao preencher o formulário, o candidato precisa verificar os dados, gerar o boleto e guardar o comprovante.
Também é necessário enviar ao polo, até o prazo final, a documentação exigida para comprovar atuação docente ou participação em ações afirmativas.