1. Início
  2. / Petróleo e Gás
  3. / Maior refinaria da Petrobras, a Replan, bate recorde de processamento de óleos do pré-sal
Tempo de leitura 2 min de leitura

Maior refinaria da Petrobras, a Replan, bate recorde de processamento de óleos do pré-sal

Escrito por Flavia Marinho
Publicado em 11/12/2020 às 13:55
pré-sal - petrobras - refinaria
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

A Replan, Refinaria de Paulínia da Petrobras, apresentou em novembro deste ano uma marca de 1.356.851 m³ de processamento de óleos do pré-sal

Petrobras informou em fato relevante na manhã deste dia (11/12) que a sua maior refinaria, a Replan (Refinaria de Paulínia), atingiu em novembro um novo recorde de processamento de óleos do pré-sal, ao alcançar a marca de 1.356.851 m³, o equivalente a 74% do total do petróleo processado no mês. Petrobras prorroga as inscrições para concorrer as 236 vagas em seu Programa Jovem Aprendiz

Leia também

Segundo o comunicado, no recorde anterior, de outubro deste ano, a Replan havia registrado 1.316.876 m³ de óleos do pré-sal processados, o que representou 68% da carga.

Dentre os óleos do pré-sal processados em novembro na Replan, destacam-se os petróleos Búzios, Sapinhoá, Tupi e Atapu. A produção de óleo da camada pré-sal tem aumentado consideravelmente nos últimos anos e contribuído para o menor processamento de óleos leves importados, pois os óleos do pré-sal são mais leves que os óleos dos campos do pós sal.

Pai e filho sorrindo ao fundo de arte promocional da Shopee para o Dia dos Pais, com produtos e caixas flutuantes em cenário laranja vibrante.
Celebre o Dia dos Pais com ofertas incríveis na Shopee!
Ícone de link VEJA AS OFERTAS!

Sobre a Refinaria de Paulínia da Petrobras

A Replan tem capacidade de processar 69 milhões de litros de petróleo por dia, a maior do parque de refino da Petrobras. Os principais derivados produzidos são diesel, gasolina, querosene de aviação (QAV), gás liquefeito de petróleo (GLP), óleos combustíveis, asfaltos, coque e propeno.

A produção da Replan corresponde a aproximadamente 20% de todo o refino de petróleo no Brasil, processando quase a sua totalidade de petróleo nacional, grande parte oriunda da Bacia de Santos (pré-sal).

A Refinaria de Paulínia iniciou sua atividade de operação no dia 2 de fevereiro de 1972, três meses antes da inauguração. Cerca de 20 mil metros cúbicos de petróleo por dia (126 mil barris) eram processados naquela época.

Comentários fechados para esse artigo.

Mensagem exibida apenas para administradores.

Flavia Marinho

Flavia Marinho é Engenheira pós-graduada, com vasta experiência na indústria de construção naval onshore e offshore. Nos últimos anos, tem se dedicado a escrever artigos para sites de notícias nas áreas militar, segurança, indústria, petróleo e gás, energia, construção naval, geopolítica, empregos e cursos. Entre em contato com flaviacamil@gmail.com para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não enviar currículo.

Compartilhar em aplicativos