Com 2,4 km de extensão e R$ 350 milhões investidos, obra na Ponte Engenheiro Gilberto Paim-Pamplona avança em ritmo acelerado na SP-333 e deve ser concluída até 2026, melhorando a mobilidade e impulsionando a economia regional.
As obras da maior ponte de São Paulo, localizada sobre o rio Tietê, estão progredindo rapidamente. A Ponte Engenheiro Gilberto Paim-Pamplona, com seus impressionantes 2,4 km de extensão, está sendo duplicada para atender à demanda crescente de tráfego na rodovia SP-333, ligando os municípios de Pongaí e Novo Horizonte.
Com a previsão de conclusão no segundo semestre de 2026, essa obra promete não apenas melhorar a mobilidade, mas também aumentar a segurança dos motoristas que utilizam esse importante corredor logístico.
O investimento de R$ 350 milhões e o ritmo acelerado da obra
A construção, que teve início em agosto de 2024, está seguindo um ritmo intenso. Com um investimento de R$ 350 milhões, a expectativa é que a nova estrutura traga um impacto significativo na região. A rodovia SP-333 é uma rota essencial para o transporte de cargas e a duplicação da ponte vai facilitar o fluxo de veículos, reduzindo congestionamentos e aumentando a eficiência do transporte.
-
A maior ponte marítima do mundo: Estrutura de 55 km que custou mais de US$ 15 bilhões e conecta três cidades, resistindo a tufões e terremotos de magnitude 8
-
Robô Charlotte desafia limites da construção civil e ergue casas inteiras em 24 horas com tecnologia 3D que promete mudar o futuro da engenharia e construção
-
Com 632 metros de altura, 128 andares e o observatório mais alto do planeta a 632 metros, esta torre futurista é o segundo edifício mais alto do mundo e o maior símbolo da engenharia moderna chinesa
-
A 392 metros sob o mar, custando € 1,9 bilhão e com 26,7 km de extensão, o maior túnel rodoviário subaquático do mundo ficará na Noruega e já começou a ser construído
A engenharia por trás da duplicação da maior ponte de São Paulo
A obra está na fase de instalação dos tubos-camisas, estruturas fundamentais para a sustentação da ponte. Esses tubos, que chegam a 30 metros de altura, estão sendo fixados no leito do rio Tietê para garantir uma base sólida para as vigas e lajes que formarão a nova pista.
Ao todo, serão instalados 124 tubos-camisas ao longo da ponte, exigindo um alto nível de precisão técnica devido à complexidade do projeto. A próxima etapa envolverá a colocação das vigas longarinas e das lajes de concreto, fundamentais para dar forma à nova estrutura e ampliar sua capacidade de suporte ao tráfego intenso.