1. Início
  2. / Energia Renovável
  3. / Maior parque de energia renovável do mundo deve abastecer 16 milhões de residências; confira os detalhes do projeto cinco vezes maior que Paris
Tempo de leitura 2 min de leitura Comentários 0 comentários

Maior parque de energia renovável do mundo deve abastecer 16 milhões de residências; confira os detalhes do projeto cinco vezes maior que Paris

Escrito por Alisson Ficher
Publicado em 29/04/2024 às 11:13
Maior parque de energia renovável do mundo deve abastecer 16 milhões de residências; confira os detalhes do projeto cinco vezes maior que Paris (Imagem: reprodução)

Cerca de 16 milhões de residências devem ser beneficiadas com a construção do maior parque de energia renovável do mundo, um projeto que será financiado por um bilionário.

De acordo com as informações, o projeto em questão será construído na Índia e, por conta de sua magnitude, deve redefinir as possibilidades de energia limpa, destacando ainda mais o compromisso crescente com as alternativas sustentáveis.

Cinco vezes o tamanho de Paris

O parque de energia renovável impressiona por conta de seu tamanho. Nomeado como Khavda, o projeto visa cobrir uma área cinco vezes maior do que Paris, capital da França.

Essa iniciativa é dirigida pela Adani Green Energy Limited, que é uma subsidiária do Grupo Adani, hoje domina o mercado de infraestrutura e energia na Índia, e tem como dono o bilionário Gautam Adani.

Ao todo, o projeto, que destaca e evidencia o compromisso da Índia com a energia renovável, custará cerca de US$ 20 bilhões.

Para especialistas, o projeto do parque de energia renovável acaba sendo um símbolo potente do equilíbrio entre crescimento econômico e responsabilidade ecológica na Índia.

Onde ficará a estrutura

O parque de energia renovável ficará alocado no deserto, mostrando, desta forma, que a estratégia será utilizar terras que, de outra forma, teriam pouco valor de uso convencional.

Além disso, a iniciativa é benéfica ao país na medida em que vem à tona no momento em que a Índia tenta enfrentar uma demanda energética crescente sem que seja aumentado a sua pegada de carbono.

Meta energética na Índia

Hoje, o governo indiano, que tem em sua liderança o Primeiro-Ministro Narendra Modi, conta com metas ambiciosas para transformar a matriz energética do país com foco em fontes não fósseis.

Prova disso é que o país assinou um documento em que se compromete a atender a 50% das necessidades energéticas do país utilizando fontes renováveis. Isso, até o final desta década. Não suficiente, a Índia também tem prometido alcançar zero emissões líquidas até 2070.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Tags
Alisson Ficher

Jornalista formado desde 2017 e atuante na área desde 2015, com seis anos de experiência em revista impressa e mais de 12 mil publicações online. Especialista em política, empregos, economia, cursos, entre outros temas. Se você tiver alguma dúvida, quiser reportar um erro ou sugerir uma pauta sobre os temas tratados no site, entre em contato pelo e-mail: alisson.hficher@outlook.com. Não aceitamos currículos!

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x