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Maior obra de alargamento de praia do Brasil começou: R$ 333 milhões e 6,5 milhões de m³ de areia vão ‘engordar’ 8 km da orla e permitir navios gigantes

Publicado em 22/10/2025 às 09:18
Alargamento de praia, Obra, Itapoá
O porto público de São Francisco aportará R$ 33 milhões e o terminal privado Itapoá, R$ 300 milhões. • Divulgação/Porto São Francisco do Sul
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Com dragagem de 6,5 milhões de m³ e alargamento de 8 km de praia, projeto promete transformar o litoral catarinense até 2026

Uma das maiores obras de infraestrutura costeira do país começou às 14h desta segunda-feira (20), em Itapoá, no litoral norte de Santa Catarina. O projeto, inédito no Brasil, prevê a dragagem e o aprofundamento do canal de acesso à Baía da Babitonga, além do alargamento da faixa de areia da praia.

O objetivo é ampliar a capacidade de navegação da região, porque o canal atual limita a entrada de grandes embarcações.

Com a obra, a profundidade passará de 14 para 16 metros, permitindo que navios de até 366 metros de comprimento possam atracar nos portos de Itapoá e São Francisco do Sul.

Dragagem e realocação de areia

Uma draga especial será usada no processo. Ela coleta areia do fundo do mar e a armazena em uma cisterna com capacidade para 18 mil metros cúbicos.

O material é transportado por tubulações até a praia, onde será redistribuído para o chamado “engordamento da orla”.

Ao todo, cerca de 6,5 milhões de metros cúbicos de areia serão retirados do fundo da Baía da Babitonga.

O material será reaproveitado para alargar um trecho de oito quilômetros de praia em Itapoá, que poderá ganhar até 200 metros de faixa de areia em alguns pontos.

Investimento bilionário e parceria inédita

A execução do projeto exigirá um investimento de R$ 333 milhões. A obra está prevista para ser concluída no segundo semestre de 2026.

O recurso foi viabilizado por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP) entre os portos de São Francisco do Sul e Itapoá.

O porto público de São Francisco aportará R$ 33 milhões, enquanto o terminal privado de Itapoá será responsável por R$ 300 milhões.

Atualmente, o Complexo Portuário da Baía da Babitonga responde por mais de 60% da movimentação portuária de Santa Catarina em tonelagem — um dado que reforça a importância estratégica da nova obra para o desenvolvimento logístico do Estado.

Com informações de CNN.

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Romário Pereira de Carvalho

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