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Maior fabricante mundial de baterias de lítio interrompe operações de mina na China e acende alerta global sobre futuro dos carros elétricos

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 19/08/2025 às 07:45
Maior fabricante mundial de baterias de lítio interrompe operações de mina na China e acende alerta global sobre futuro dos carros elétricos
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CATL, maior fabricante de baterias de lítio do mundo, suspende mina na China e gera alerta global sobre impacto no preço e no futuro dos carros elétricos.

A expansão dos carros elétricos depende de um insumo estratégico: o lítio, chamado de “ouro branco” da transição energética. Mas a recente decisão da CATL, o maior fabricante de baterias de lítio do mundo, de suspender temporariamente as operações de sua principal mina na China, acendeu um alerta global. A paralisação ocorre na mina de Jianxiawo, localizada em Jiangxi, responsável por 6% da produção mundial de lítio, e já começa a gerar impactos nos preços e na confiança da cadeia de suprimentos.

CATL e a mina de Jianxiawo: um choque para o setor

A mina da província de Jiangxi é considerada o coração da operação de extração da CATL, fornecedora estratégica de baterias para montadoras como Tesla, Peugeot e BMW.

A suspensão, determinada após a revogação da licença pelas autoridades chinesas, deve durar pelo menos três meses, período necessário para que a empresa se adeque a novas exigências administrativas.

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A gravidade da situação está na escala: além dessa mina, outras da região representam mais 5% da oferta global de lítio. Ou seja, qualquer interrupção prolongada em Jiangxi pode ter repercussões imediatas sobre o equilíbrio entre oferta e demanda.

O reflexo foi sentido rapidamente: o preço do carbonato de lítio subiu 3% em apenas um dia, atingindo seu maior nível desde fevereiro de 2025.

Maior fabricante de baterias de lítio do mundo sob pressão

Para o investidor e para a indústria, a notícia trouxe volatilidade. As ações de concorrentes da CATL, especialmente mineradoras da Austrália e de outras regiões da China, dispararam em reação à expectativa de menor oferta de lítio.

Apesar do pânico inicial, especialistas avaliam que, no curto prazo, a CATL, como maior fabricante de baterias, deve conseguir manter o fornecimento normal a seus clientes, já que conta com estoque estratégico e contratos de suprimento diversificados.

Segundo Eugene Hsiao, analista da Macquarie Capital, “não prevemos impacto operacional significativo para a CATL em decorrência da suspensão”. O ponto crítico, explica, é o risco de desequilíbrio na cadeia global de lítio, caso novas minas enfrentem restrições semelhantes.

Impacto imediato nos preços e nos carros elétricos

Embora a paralisação seja temporária, o aumento repentino do preço do carbonato de lítio reacendeu preocupações sobre o custo das baterias e, consequentemente, dos carros elétricos.

Hoje, o preço das baterias representa até 40% do valor final de um veículo elétrico. Uma escalada de preços poderia reduzir a competitividade em relação aos modelos a combustão, afetando diretamente os planos de popularização da mobilidade elétrica em mercados emergentes.

Zhang Weixin, da China Futures Co., alerta: “Se as interrupções na produção se espalharem para outras minas em Yichun após 30 de setembro, o preço do lítio poderá subir ainda mais”.

A mão do governo chinês na decisão

A suspensão da mina de Jianxiawo não é vista apenas como uma questão administrativa. Muitos analistas interpretam a medida como uma estratégia deliberada do governo chinês. O Citigroup sugere que a decisão faz parte de um esforço para controlar o excesso de produção e garantir que o lítio seja vendido a preços mais alinhados com os interesses de Pequim.

Essa interpretação se conecta a outras medidas recentes do governo, como a suspensão temporária da exportação de terras raras em 2025, que paralisou fábricas europeias. A leitura é clara: a China, responsável pela maior parte da cadeia global de baterias, busca reafirmar sua posição de controle estratégico sobre os recursos essenciais para os carros elétricos.

CATL, China e o futuro da mobilidade elétrica

O episódio reforça a vulnerabilidade do setor automotivo global à dependência de insumos estratégicos. Enquanto países como EUA, Europa e Japão aceleram projetos de mineração local e reciclagem de baterias, a China segue ditando o ritmo do mercado.

A CATL, como líder absoluta na produção de baterias, mantém poder de barganha sobre fabricantes de veículos em todos os continentes.

A longo prazo, essa paralisação pode servir como alerta para governos e empresas investirem em diversificação de fontes de lítio, novas tecnologias de baterias e políticas de independência estratégica. No entanto, no curto prazo, o mercado seguirá atento a cada decisão de Pequim e às estratégias da CATL.

Alerta global em meio à transição energética

A suspensão da mina de Jianxiawo mostra que, embora o crescimento dos carros elétricos seja uma tendência irreversível, a dependência de matérias-primas críticas ainda pode frear o ritmo da transição energética.

O maior fabricante de baterias de lítio do mundo deu uma demonstração clara de como uma única decisão administrativa pode sacudir mercados globais, elevar preços e gerar incertezas sobre o futuro da mobilidade elétrica.

E você, acredita que a dependência do lítio chinês pode se tornar o maior obstáculo para a expansão dos carros elétricos no mundo?

Valdemar Medeiros

Formado em Jornalismo e Marketing, é autor de mais de 20 mil artigos que já alcançaram milhões de leitores no Brasil e no exterior. Já escreveu para marcas e veículos como 99, Natura, O Boticário, CPG – Click Petróleo e Gás, Agência Raccon e outros. Especialista em Indústria Automotiva, Tecnologia, Carreiras (empregabilidade e cursos), Economia e outros temas. Contato e sugestões de pauta: valdemarmedeiros4@gmail.com. Não aceitamos currículos!

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