1. Início
  2. / Energia Eólica
  3. / Maior complexo de energia eólica da Neoenergia inicia teste de operação com um mês de antecedência, em meio à tentativa de ampliação da empresa em fontes renováveis
Localização BA, PI Tempo de leitura 3 min de leitura

Maior complexo de energia eólica da Neoenergia inicia teste de operação com um mês de antecedência, em meio à tentativa de ampliação da empresa em fontes renováveis

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 17/06/2022 às 15:32
energia, energia eólica, fontes renováveis
foto: reprodução Adobe Stock

O complexo Neoenergia Oitis tem capacidade de 566,5 MW em energia eólica, sendo parte do investimento da empresa em fontes renováveis

O Parque Eólico Oitis Neoenergia, em construção pela empresa Neoenergia e localizado entre os estados do Piauí e da Bahia, entrou em período de teste dos seus sete primeiros aerogeradores. A entrega dessa fase está um mês adiantada em relação ao plano de negócios da companhia. Além disso, este será o maior empreendimento em energia eólica da empresa no Brasil, tendo em vista a capacidade instalada de 566,5 MW, quantia suficiente para abastecer uma cidade com 2,7 milhões de habitantes.

Segundo a diretora de fontes renováveis da Neoenergia, Laura Porto, a construção do complexo eólico está em harmonia com a estratégia de posicionamento da companhia frente à liberação do mercado de energia do país. Porto afirmou, ainda, que a empresa defende que as fontes renováveis de energia são o caminho para a descarbonização da economia. A expectativa é de que a operação total tenha início no segundo semestre deste ano.

O complexo de energia eólica apresenta 103 aerogeradores, cada um com potência de 5,5 MW, e será constituído por 12 parques eólicos. A energia produzida nos parques eólicos do Neoenergia Oitis terá dois fins distintos: 96% dela será alocada no Ambiente de Contratação Livre (ACL), enquanto 4% será destinado à comercialização no mercado regulado de energia.

É importante destacar que, atualmente, a Neoenergia é a segunda maior empresa de distribuição de energia no Brasil, estando comprometida com a demanda por fornecimento de energia eficiente e sustentável de maneira integrada.

Neoenergia investe em energia eólica desde o início dos anos 2000

Desde o início dos anos 2000, a Neoenergia vem apostando em energia eólica, mesmo quando ela ainda era compreendida como uma fonte alternativa. Hoje, a realização de projetos com fontes renováveis tornou-se efetiva a partir da construção de parques de energia eólica e solar, de modo a expandir a geração de energia limpa.

Diante desse cenário, os ativos em operação e em construção já somam 1,7 GW de capacidade instalada entre parques eólicos e solares fotovoltaicos. Ademais, se somadas as usinas hidrelétricas em operação, a companhia atingirá, até o fim deste ano, mais de 4,7 GW de potência em fontes renováveis.

No primeiro trimestre de 2022, foram investidos pela Neoenergia mais de R$ 808 milhões no setor de fontes renováveis. Em adição ao Neoenergia Oitis, voltado à energia eólica, a empresa concluiu o Neoenergia Chafariz e avançou, neste ano, na construção do Neoenergia Luzia, complexo solar situado no município de Santa Luzia, na Paraíba. Juntos, os três empreendimentos farão com que a companhia alcance mais de 90% de sua capacidade instalada em energia limpa.

Sobre a Neoenergia

As atividades da Neoenergia no Brasil tiveram início em 1997, com investimentos em distribuição de energia elétrica na Bahia e no Rio Grande do Norte. Desde então, a empresa ampliou o seu funcionamento, com o objetivo de se tornar um investidor de longo prazo no país.

Atualmente, a Neoenergia é uma das maiores companhias atuantes no setor de energia brasileiro, tendo operações integradas e diversificadas e apresentando ativos de geração, distribuição, comercialização e transmissão de energia em 18 estados do Brasil e no Distrito Federal.

Para a empresa, o investimento em fontes renováveis de energia é um dos pilares de sua atuação, uma vez que ela se apoia no desenvolvimento sustentável como a principal forma de administrar com eficiência e responsabilidade os seus negócios.

Roberta Souza

Engenheira de Petróleo, pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos

Compartilhar em aplicativos