O projeto do barco veleiro movido a gás natural foi desenvolvido pela empresa arquitetônica Stirling Design Internacional, juntamente com a Chantiers de l’Atlantique e Hetland Maritime
A Orient Express, parte do conglomerado hoteleiro Accor, com sede em Paris, revelou o maior barco veleiro do mundo, assistido pelo vento, que também funcionará com gás natural liquefeito (GNL).
O projeto foi desenvolvido em cooperação com a compatriota Chantiers de l’Atlantique e com a consultoria da Hetland Maritime. A empresa de design Stirling Design International, com sede em Nantes, é responsável pela arquitetura exterior do navio.
O Orient Express Silenseas, um veleiro de 220 metros de comprimento, navegará com o SolidSail, sistema desenvolvido pela Chantiers de l’Atlantique. Três velas rígidas com superfície de 1.500 metros serão içadas em uma plataforma balestron, com três mastros basculantes atingindo mais de 100 metros de altura.
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CONHEÇA O NAVIO MOVIDO A ENERGIA EÓLICA
Obras a todo vapor
Recentemente, o estaleiro baseado em Saint Nazzaire concluiu a fabricação de seu primeiro mastro de fibra de carbono junto com os parceiros de projeto Lorima, Multiplast, Avel Robotics, CDK Technologies e SMM.
A fórmula de propulsão híbrida do barco combinará energia eólica com um motor movido a gás natural. A embarcação, que poderá acomodar 120 passageiros, está programada para zarpar em 2026.
O construtor naval assinou uma carta de intenções com a empresa para dois navios, com a segunda entrega prevista para o primeiro trimestre de 2027.
Novo capítulo na história da empresa
“Com o Orient Express Silenseas, estamos iniciando um novo capítulo em nossa história, levando a experiência e a excelência das viagens de luxo e transpondo-as para os mares mais bonitos do mundo” , comentou Sébastien Bazin, presidente e CEO da Accor.
“Com uma carta de intenção assinada para encomendar dois navios, a Chantiers de l’Atlantique tem o orgulho de anunciar uma nova era na indústria de construção naval com a Silenseas… sistema de propulsão, para o qual desenvolvemos e testamos um primeiro protótipo, contribuirá significativamente para a propulsão do barco a gás natural. Combinado com um sistema de propulsão híbrido movido a gás natural liquefeito (GNL), o Silenseas se tornará o navio de referência em termos de operação e design ecologicamente corretos”, disse Laurent Castaing, diretor administrativo da Chantiers de l’Atlantique.
Todo o projeto do barco será financiado em até 70-80% por bancos comerciais, com o restante fornecido por um consórcio de sócios no qual a Accor terá uma participação minoritária.