1. Início
  2. / Economia
  3. / Macaé gera mais de 20 mil novas vagas de emprego entre 2021 e 2022 nos setores de petróleo, indústria e óleo e gás, sendo a cidade que mais oferece oportunidades de trabalho no Brasil
Localização RJ Tempo de leitura 3 min de leitura

Macaé gera mais de 20 mil novas vagas de emprego entre 2021 e 2022 nos setores de petróleo, indústria e óleo e gás, sendo a cidade que mais oferece oportunidades de trabalho no Brasil

Escrito por Sabrina Moreira Paes
Publicado em 16/03/2023 às 11:34
empregos macaé petróleo offshore óleo e gás rio de janeiro
Cidade continua sendo uma das que mais geram emprego em todo o estado do Rio de Janeiro | Foto: Canva Pro

A cidade de Macaé manteve seu posto de maior geradora de vagas de empregos pelo segundo ano consecutivo

Macaé é a cidade do Brasil que mais gera empregos, e manteve seu posto pelo segundo ano consecutivo. Afinal, o município registrou em torno de 20,7 mil novas vagas de emprego entre os anos de 2021 e 2022. Nesse sentido, apenas em 2022 foram geradas 8,7 mil novas oportunidades de trabalho nos setores de petróleo, indústria e óleo e gás.

Isso aponta para o fato de a cidade ter uma economia super aquecida, o que é resultado de anos de investimento e muito esforço do governo municipal. Ademais, estamos falando aqui da geração de empregos diretos, sem levar em consideração os indiretos, que aumentam essa fatia. Saiba mais sobre o potencial de geração de empregos do município e os investimentos realizados.

Confira alguns dos números da geração de empregos em Macaé com o vídeo abaixo:

Números apontam para mais de 18.600 vagas de emprego entre 2021 e 2022 | Reprodução: Youtube – Macaé prefeitura

Segmento offshore, indústria e comércio tiveram destaque na geração de novas oportunidades de trabalho

Os números impressionantes sobre a geração de emprego na cidade de Macaé foram obtidos do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Dentre os segmentos que mais tiveram geração de novas vagas de emprego, o offshore foi o que trouxe dados mais impressionantes. Afinal, foram mais de 5,7 mil novos empregos apenas em 2022.

No entanto, os setores da indústria e do comércio também contribuíram significativamente para esses resultados do Caged. Dentro da construção civil e indústria, foram 4,8 mil novas oportunidades de trabalho, ao passo que o comércio gerou 1,1 mil novos empregos.

O projeto TEPOR, para construção de um novo porto em Macaé, vai aumentar ainda mais o número de vagas de emprego

Boa parte dessas oportunidades de trabalho registradas pelo Caged foi impulsionada pelo setor de óleo e gás. No entanto, o projeto do TEPOR terá grande contribuição para aumentar a marca de novos empregos.

Mas, afinal, o que é o projeto do TEPOR?

Segundo palavras do próprio Secretário do Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Vianna, o TEPOR é a chave para tornar Macaé a grande cidade energia. No projeto de um novo porto na cidade, que já possui todas as licenças para construção, foram investidos mais de R$ 25 bilhões.

Além disso, estima-se que essa nova infraestrutura será fundamental para a transição energética no estado do Rio de Janeiro. Vale destacar que o investimento foi captado pela iniciativa privada. Afinal, ela tem grande interesse no benefício que esse porto pode trazer.

Nova fábrica de fertilizantes e Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN) prometem novo recorde na geração de vagas de emprego

Macaé não para e está sempre em busca de novos investimentos. Prova disso é que o município vive uma nova etapa de industrialização com a instalação de uma fábrica de fertilizantes e de uma Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN).

A viabilidade da fábrica de fertilizantes foi aprovada em fevereiro, durante reunião entre o prefeito e o Secretário Executivo do Conselho Nacional de Fertilizantes e Nutrição de Plantas, Pedro Veillard Farias. Por meio desse projeto, Macaé será responsável pela redução nacional da dependência de importação de fertilizantes.

A nova Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN), junto ao TEPOR, constituirá o maior hub de gás natural do Brasil. Dessa forma, serão fomentadas novas vagas de emprego no segmento de óleo e gás no município.

Além disso, o novo Parque Térmico Sudeste a ser construído nos próximos anos irá produzir energia para 14 termelétricas a gás. Sendo assim, mais uma cota de milhares de oportunidades de emprego serão geradas.

Sabrina Moreira Paes

Moradora da Grande São Paulo, 25 anos, formada pela UFPR com MBA em marketing pela USP. Possui mestrado pela Unicamp e doutorado em andamento na USP. Profissional de marketing, Copy, SEO e Ghost Writer certificada pelas Universidades de Stanford, California, Northwestern e Toronto. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos.

Compartilhar em aplicativos