1. Início
  2. / Ciência e Tecnologia
  3. / Lula quer nova concorrente para Starlink no Brasil e vai no Canadá buscar gigante das comunicações para competir mercado com empresa de Musk
Tempo de leitura 2 min de leitura Comentários 0 comentários

Lula quer nova concorrente para Starlink no Brasil e vai no Canadá buscar gigante das comunicações para competir mercado com empresa de Musk

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 17/03/2025 às 14:45
starlink, governo, satélite
Foto: Reprodução otebookcheck.info
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Governo quer ampliar oferta de internet via satélite e negociar com empresa canadense para serviços a partir de 2027

O Governo Federal está em busca de um novo fornecedor de internet via satélite para operar no Brasil, como alternativa à Starlink, do bilionário Elon Musk. Para isso, o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, embarcou nesta terça-feira (18) para o Canadá, onde irá acompanhar de perto os avanços da constelação de satélites da canadense Telesat, uma das principais concorrentes da Starlink, de acordo com o site Estadão.

A estratégia do governo brasileiro para diversificar os serviços de conectividade via satélite já começou em 2024. No início deste ano, o Brasil firmou acordos com a empresa chinesa SpaceSail, após uma série de reuniões organizadas por Juscelino Filho com representantes da SpaceSail, de Xangai, e da GalaxySpace, de Pequim. Ambos oferecem tecnologia de satélites de órbita baixa, garantindo alta velocidade de internet — exatamente o mesmo tipo de serviço popularizado pela Starlink.

YouTube Video

A Telesat, empresa com mais de 50 anos de atuação no setor de telecomunicações, é uma nova aposta do governo brasileiro. Especializada até então em satélites geoestacionários, a Telesat está avançando nos testes de sua constelação de satélites de baixa órbita, batizada de Telesat Lightspeed . O projeto prevê o lançamento de 198 satélites a uma altitude de 1.300 km, com investimento de US$ 3,8 bilhões e promessa de alta velocidade e estabilidade de sinal.

Durante uma visita oficial ao Canadá, Juscelino Filho se encontrou pessoalmente com o CEO da Telesat, Daniel Goldberg, para discutir a possível implementação dos serviços da empresa no Brasil a partir de 2027. A proposta inclui levar conectividade para escolas, unidades de saúde e outras áreas estratégicas.

Crise entre Canadá e EUA favorece negociações

O cenário internacional também favorece a aproximação entre Brasil e Canadá. Recentemente, o governo canadense anunciou o cancelamento de um contrato de US$ 100 milhões com a Starlink, após pedidos comerciais com os Estados Unidos, incluindo aumento de tarifas e medidas protecionistas. Esse rompimento abriu espaço para o fortalecimento de outras operadoras, como a própria Telesat.

Com essa transação, o Brasil sinaliza claramente sua intenção de diversificar fornecedores e reduzir a dependência de uma única operadora para oferecer internet de qualidade, principalmente em áreas remotas do país.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Roberta Souza

Autora no portal Click Petróleo e Gás desde 2019, responsável pela publicação de mais de 8.000 matérias que somam milhões de acessos, unindo técnica, clareza e engajamento para informar e conectar leitores. Engenheira de Petróleo e pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, também trago experiência prática e vivência no setor do agronegócio, o que amplia minha visão e versatilidade na produção de conteúdo especializado. Desenvolvo pautas, divulgo oportunidades de emprego e crio materiais publicitários direcionados para o público do setor. Para sugestões de pauta, divulgação de vagas ou propostas de publicidade, entre em contato pelo e-mail: santizatagpc@gmail.com. Não recebemos currículos

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x