1. Início
  2. / Logística e Transporte
  3. / Logística sustentável garante eficiência na entrega de produtos com redução de impactos negativos ao meio ambiente
Tempo de leitura 4 min de leitura

Logística sustentável garante eficiência na entrega de produtos com redução de impactos negativos ao meio ambiente

Escrito por Junior Aguiar
Publicado em 09/03/2023 às 14:07
Atualizado em 10/03/2023 às 16:25
logística sustentável
No Brasil, o transporte logístico é o principal responsável pela emissão de gases de efeito estufa

Mudanças climáticas ameaçam o planeta, por isso grandes empresas que operam diretamente na distribuição de produtos devem ter o compromisso de realizar ações de redução de danos ambientais

O conceito de logística sustentável é compreendido como um conjunto de ações desenvolvidas pelas empresas de distribuição de produtos sem impactos negativos ao meio ambiente ou com redução máxima possível, porém mantendo-se a eficiência dos processos de armazenamento, entrega e transporte. Essas ações sustentáveis tem se tornado cada vez mais recorrente, devido à urgência que é a redução dos impactos sentidos na natureza, que, como resultado, afeta na qualidade de vida das pessoas. 

O setor logístico contribui com 21% das emissões totais de dióxido de carbono do mundo. E no Brasil não é diferente. De acordo com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o transporte logístico é o principal responsável pela emissão de gases de efeito estufa por aqui.

No entanto, várias empresas domésticas tem adotado medidas de redução de impacto ambiental, o que tem trazido também bons resultados nas contas e o aproveitamento para que o marketing seja trabalhado nesse sentindo.

Natura, empresa de beleza, por exemplo, adota a logística reversa, que é a retirada circulação de embalagens para reciclagem. O Boticário também adota um programa de logística sustentável no Brasil em seus processos, permitindo que frascos, potes e outras embalagens dos produtos da marca sejam entregues para serem recomprados em parte.

Já a rede de supermercados Pão de Açúcar foca na logística reversa de resíduos e equipamentos eletrônicos, permitindo que embalagens que foram deixadas pelos consumidores nas Estações de Reciclagem ou nos Caixas Verdes das lojas voltem às gôndolas.

Latino-americanos estão entre os mais preocupados com as mudanças climáticas, por isso logística sustentável é cada vez necessária

De acordo com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, 55,8% dos entrevistados concordam que o Poder Público e as empresas devem empreender esforços práticos visando a sustentabilidade e preservação ambiental.

Já a Confederação Nacional da Indústria (CNI) afirma que 38% dos clientes procuram saber se o produto que está adquirindo foi produzido corretamente e se a empresa está preocupada com os efeitos que isso gera ao meio ambiente. Os dados foram reunidos numa pesquisa de perfil do consumidor.

É por conta dessa conscientização que cada vez mais os consumidores preferem escolher produtos ecologicamente responsáveis, exigindo mais informação para avaliar a sustentabilidade da cadeia de abastecimento global e dos produtos que compram, bem como as matérias-primas utilizadas, além das condições em que foram produzidos e a logística sustentável dos mesmos.

O que a maior empresa de logística do planeta tem feito?

A Maersk, maior empresa de logística do planeta, utiliza a plataforma Emissions Dashboard, que dá visibilidade à pegada de carbono em toda a cadeia e canais comerciais. Esta é uma ação importante que contribui para sustentabilidade através da otimização da digitalização.

A plataforma consolida os dados de emissões de todas as transportadoras, sejam elas da própria companhia ou de terceiros. Nela é possível ter visibilidade total dos dados de emissões da movimentação dos produtos em sua cadeia de suprimento de ponta a ponta, acesso a relatórios em conformidade com os padrões GLEC, periodicamente e de maneira descomplicada, além de obter sugestões sobre quais ações adotar para reduzir emissões e tornar-se sistematicamente neutro em carbono.

“Muitas empresas estão buscando uma análise precisa da pegada de carbono para ajudá-las a otimizar os investimentos e garantir que a estratégia de sustentabilidade escolhida tenha o impacto mais significativo possível. A maioria das cadeias de abastecimento é fragmentada e, portanto, muito complexa devido ao aumento do número de partes interessadas. E nosso objetivo é garantir visibilidade total para que eles aproveitem suas jornadas em direção a cadeias de suprimentos descarbonizadas”

Eric Domínguez – diretor de Soluções Logísticas da Maersk América Latina

Percebemos, então, que elaborar estratégias e investir em sustentabilidade se tornou uma necessidade para reduzir o impacto ambiental das atividades econômicas e para a longevidade dos negócios. A logística e a sustentabilidade resultam no aumento de produtividade, na melhoria da imagem para a empresa que passa a ser notada como um negócio preocupado com o planeta e a humanidade.

Junior Aguiar

Jornalista, formado pela Universidade Católica de Pernambuco | Produtor de conteúdo web, analista, estrategista e entusiasta em comunicação.

Compartilhar em aplicativos