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Linha ferroviária de volta? Nada disso! Prefeitura decreta que estação virará sede da gestão municipal

Escrito por Alisson Ficher
Publicado em 27/10/2024 às 12:59
Antiga estação de Bauru pode virar sede da prefeitura, resgatando a história da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil em projeto ousado.
Antiga estação de Bauru pode virar sede da prefeitura, resgatando a história da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil em projeto ousado.

Abandonada há mais de 20 anos, a estação ferroviária, um símbolo da história ferroviária brasileira, pode se tornar a nova sede da prefeitura.

Por mais de duas décadas, a antiga estação ferroviária de Bauru, símbolo da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, permaneceu sem receber passageiros, imersa em abandono e degradação.

Agora, a prefeita Suéllen Rosim (PSD) apresenta um plano ousado: revitalizar o espaço e transformá-lo na nova sede administrativa da prefeitura.

A proposta marca um possível recomeço para um prédio com grande valor histórico, que antes fazia parte de um dos sistemas ferroviários mais emblemáticos do país.

De acordo com a prefeita, a transformação do espaço em sede administrativa não é apenas uma questão de valor histórico, mas uma estratégia de gestão para reduzir custos e aumentar a circulação de pessoas no entorno.

“O prédio, com seus três andares, poderá acomodar as principais secretarias municipais, o que ajudará a cortar despesas com aluguéis e a revitalizar a área,” explicou Suéllen em uma de suas postagens.

Com isso, espera-se um impacto positivo para a economia local e para a segurança da região.

Segundo a Folha de S. Paulo, o edifício, hoje deteriorado e tomado por entulhos, vagões abandonados e pichações, está localizado em uma área central e importante da cidade.

O espaço, que no passado já foi palco de um alto fluxo de passageiros e atividades comerciais, pode, mais uma vez, gerar movimentação econômica caso o projeto avance como planejado.

Prefeitura prevê parcerias e estudos para viabilização

A ideia de transformar o espaço começou a ganhar força logo após Suéllen assumir o mandato em 2021.

Um núcleo de estudos e concessões foi criado para avaliar o destino da estação ferroviária da Noroeste, com propostas que iam desde um centro de compras até a possibilidade de concessões privadas para aproveitamento da área.

Em um levantamento feito à época, o custo para adaptar o edifício para um uso administrativo foi estimado em mais de R$ 30 milhões, valor atualizado hoje para aproximadamente R$ 34,3 milhões, segundo índices do IPCA.

Em entrevista, a prefeita destacou que a ideia de revitalização amadureceu com o tempo e que, para tornar o projeto viável, foram feitas parcerias e estudos sobre outras iniciativas de preservação histórica.

Um exemplo foi o projeto de recuperação do pátio ferroviário de Campinas, visitado por Suéllen e sua equipe para buscar inspirações e analisar a viabilidade do projeto.

Interesse internacional e reativação de transporte

Durante uma visita de empresários chineses no início de 2024, novas ideias foram discutidas, incluindo a possibilidade de retomar o uso dos trilhos para transporte urbano.

A proposta é que, ao revitalizar a estação, também se possa implantar um Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na cidade, aumentando a conexão da região central com outras áreas.

Embora a ideia ainda dependa de estudos e investimentos, a visita abriu portas para parcerias internacionais, fortalecendo as expectativas de transformar a estação não só em um centro administrativo, mas em um novo ponto de mobilidade urbana.

História e simbolismo da ferrovia: o “Trem da Morte”

A história da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil está profundamente entrelaçada com o desenvolvimento de Bauru.

Conectando Bauru a Corumbá (MS), a ferrovia era conhecida como “Trem da Morte” devido à alta incidência de acidentes e ao transporte de pessoas doentes ao longo de sua rota.

A linha brasileira fazia parte de uma rota que se estendia até Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, onde acidentes e problemas operacionais eram comuns.

A partir dos anos 1960, a ferrovia enfrentou um declínio nos investimentos, resultando no fechamento gradual de estações.

Atualmente, segundo a Folha de S. Paulo, das 122 estações que compunham a linha, cerca de 80 foram demolidas ou estão abandonadas, em avançado estado de deterioração.

Impactos na cidade e futuro do projeto

Com a promessa de revitalização, a prefeita e sua equipe esperam que o projeto contribua para recuperar a importância histórica e econômica de Bauru, transformando a estação ferroviária em um marco da administração municipal e um ponto de desenvolvimento urbano.

Contudo, o projeto da prefeitura não está isento de desafios, já que ainda precisa de um plano sólido para atrair o financiamento necessário e consolidar parcerias, além de depender de aprovação junto aos órgãos de preservação do patrimônio histórico.

Em suas redes sociais, Suéllen destacou que deseja avançar rapidamente com o projeto, afirmando que a nova sede da prefeitura será “um divisor de águas” para a cidade, trazendo de volta o movimento e o respeito por um espaço antes vital para a população.

Na sua opinião, a estação ferroviária deveria ser reativada ou a prefeitura está certa em utilizar o local como sede municipal? Deixe sua resposta nos comentários! Até a próxima, leitor!

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Alisson Ficher

Jornalista formado desde 2017 e atuante na área desde 2015, com seis anos de experiência em revista impressa e mais de 12 mil publicações online. Especialista em política, empregos, economia, cursos, entre outros temas. Se você tiver alguma dúvida, quiser reportar um erro ou sugerir uma pauta sobre os temas tratados no site, entre em contato pelo e-mail: alisson.hficher@outlook.com. Não aceitamos currículos!

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