A Shell, avaliada em US$ 48,2 bilhões, planeja que até a última gota de petróleo da empresa saia do Brasil. A multinacional possui 14 navios-plataforma ativos e outros 3 já contratados
A consultoria de avaliação de marcas Brand Finance divulgou seu ranking Oil & Gas 50 2023, que posiciona as 50 marcas de petróleo e gás mais valiosas e fortes do mundo. De acordo com o ranking, a Shell foi considerada a marca de petróleo e gás mais valiosa do mundo pelo nono ano consecutivo.
Segundo a Brand Finance, o valor da marca é entendido como o benefício econômico líquido que seu proprietário obteria ao licenciá-la no mercado aberto. Enquanto isso, a força da marca é representada pela eficácia do seu desempenho em medidas intangíveis em relação aos seus concorrentes.
Apesar de ter sofrido uma redução de 3% no valor da marca, a Shell manteve sua posição como a marca de petróleo e gás mais valiosa do mundo, com o valor de US$ 48,2 bilhões. Entretanto, a gigante de petróleo e gás da Arábia Saudita, Aramco, reduziu a diferença entre ela e a Shell com um valor de marca que aumentou em 4%, para US$ 45,2 bilhões.
- Petrobras e Brasil boicotados pelo Ibama, diz ex-presidente do Senado! Estatal tenta explorar novo pré-sal, gerando 350 MIL novos empregos, mas esbarra na negativa do órgão
- Agora vai? Petrobras está otimista e espera explorar jazida de petróleo que vai gerar mais de 300 MIL empregos para os brasileiros
- Pré-sal: produção de petróleo e gás natural alcança recorde histórico no Brasil
- Governadora Fátima Bezerra impulsiona avanços nos investimentos da Brava Energia no Rio Grande do Norte.
Ano recorde em lucros da indústria de petróleo e gás
Savio D’Souza, Diretor de Avaliação do Brand Finance, afirmou: “A indústria de petróleo e gás teve um ano recorde em termos de lucros e fluxo de caixa impulsionado pela recuperação da pandemia e pela incerteza geopolítica. É provável que a geopolítica e a incerteza econômica também desempenhem um papel importante no próximo ano.”
“O desafio para as marcas de petróleo e gás será otimizar seu posicionamento de marca e negócios para a transição energética global, equilibrando sua responsabilidade de fornecer energia acessível para o mundo”, completou.
Petronas recebe novamente o título de marca de petróleo e gás mais forte do mundo
Ainda de acordo com a Brand Finance, pode-se afirmar que a Petronas é novamente a marca de petróleo e gás mais forte do mundo, um título que detém desde 2020. Apesar do seu valor de marca ter reduzido em 7%, para US$ 12,7 bilhões, a pontuação do Índice de Força da Marca (BSI) da empresa subiu dois pontos, para 89 de 100 em 2023, ganhando uma classificação AAA correspondente.
Quando se trata de empresas emergentes, a Qatargas – com um valor de marca que subiu 147%, para US$ 3,1 bilhões – é a marca de petróleo e gás que mais cresce no mundo, bem como a marca que mais cresce em todos os setores no Oriente Médio em 2023, conforme a pesquisa da Brand Finance. A consultoria revela que a Qatargas, empresa de propriedade da QatarEnergy, é uma das principais marcas mundiais na produção de gás.