A Gigante do petróleo, Arábia Saudita e outros países estão com planos de começar a fabricar carros elétricos e ganhar destaque no mercado.
A Arábia Saudita, Turquia e Egito, países geralmente associados à produção de petróleo, estão com planos ambiciosos para se tornarem grandes produtores de veículos elétricos. À medida que a mudança para a eletrificação dos carros vem ganhando força, estes países querem avançar no domínio da mobilidade elétrica.
Arábia Saudita pretende atingir produção de 150 mil carros elétricos até 2026
A Arábia Saudita, como a maior produtora de petróleo do mundo, à primeira vista não seria uma das maiores candidatas para avançar com os veículos elétricos, entretanto este país do Golfo é um dos que mais possuem ambições neste setor.
Em 2018, o Fundo Público de Investimento da Arábia Saudita apoiou a fabricante de carros elétricos Lucid Motors com investimentos de mil milhões de Euros e, como contrapartida, a marca da América do Norte se comprometeu em instalar uma nova fábrica na Arábia Saudita. De lá para cá, o príncipe herdeiro da coroa da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman lançou a primeira montadora de veículos elétricos do país, chamada de Ceer.
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A montadora tinha como objetivo projetar, comercializar e produzir berlinas e SUV. Esta entidade também contou com o financiamento do Fundo Público de Investimento do país, desta vez ao lado de gigantes do setor como Foxconn e o uso de tecnologia da BMW.
Os dois investimentos são essenciais para que a empresa gigante na produção de petróleo atinja o objetivo de 150 mil carros elétricos produzidos até 2026. Entretanto, foram introduzidos incentivos para substituir as frotas de veículos de combustão por elétricos, assim como a renovação da frota de autocarros com motores verdes.
Turquia aposta fortemente na produção de carros elétricos
Enquanto o mercado da gigante do petróleo, Arábia Saudita, ainda é apenas composta por carros elétricos importados, a Turquia já é o 13º produtor mundial de automóveis, contando com a presença de marcas importantes no país como a Ford, Honda, Toyota, Hyundai, Fiat e Renault. Desta forma, já está em marcha a transição para o fabrico de carros elétricos.
A Ford Motor Co. e a Koç Holding são responsáveis pela produção da E-Transit e possuem planos para lançar no próximo ano a nova geração da Transit Custom, que também terá uma versão totalmente elétrica. A fabricante de carros elétricos Togg, por sua vez, planeja gerar 175 mil SUVs de dimensões médias por ano.
Entretanto, segundo o empresário de Istambul e co-investidor na concessão do protótipo do modelo elétrico, Kaan Kursun, a marca Togg está muito associada ao presidente da Turquia Recep Tayyip Erdogan. Em declarações ao VOA News, lamentou que o novo modelo estejasendo comercializado como o carro do presidente Erdogan e possui dúvidas se o seu apelo irá mais longe.
Planos do Egito também são ambiciosos
Da mesma forma, as ambições do Egito ultrapassam as importações de veículos elétricos. O presidente Abdel Fattah El-Sissi declarou no começo de 2022 que estava empenhado pessoalmente na produção de carros elétricos no país. Já há planos para dar início na produção do Cadillac Lyriq em uma fábrica do Egito até o final deste ano e também estão em cima da mesa o estabelecimento de parcerias com montadoras de automóveis chineses.
Os desejos do presidente do Egito estão sendo acompanhados pela expansão da infraestrutura de carregamento de carros elétricos no país. Mais postos de carregamento rápidos foram adicionados à rede de 440 pontos de carregamento existentes no país, quando o mesmo recebeu este ano a 27ª Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas em Sharm el-Sheikh.