MENU
Menu
Início Líder brasileiro, Minas Gerais atinge a marca de maior potência de energia solar em geração distribuída

Líder brasileiro, Minas Gerais atinge a marca de maior potência de energia solar em geração distribuída

23 de abril de 2021 às 14:43
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Siga-nos no Google News
energia solar – geração distribuída – Minas Gerais
Painéis de energia solar e bandeira de Minas Gerais/ Fonte: Reprodução

Dados da Absolar mostram que o estado de Minas Gerais ultrapassou a marca de 900 MW de potência de energia solar em geração distribuída

De acordo com um levantamento divulgado pela Associação Brasileira de Energia Solar e Fotovoltaica – Absolar, o estado de Minas Gerais possui 938,1 megawatts instalados de potência de energia solar na geração distribuída. O estado possui 80.160 sistemas operando em 841 cidades, atendendo, aproximadamente, 110.520 consumidores. Com tal marca, Minas Gerais lidera o ranking dos estados com energia solar distribuída no Brasil. Painéis de energia solar transparentes podem aumentar a vida útil das placas fotovoltaicas.

Minas Gerais torna-se líder na geração distribuída de energia solar

A cidade de Uberlândia, localizada no triângulo mineiro, é um dos destaques da pesquisa, ocupando o primeiro lugar na geração distribuída de energia solar do estado, operando 53,5 MW e respondendo por 1,1% da produção nacional total do modelo.

Somente o território do estado de Minas Gerais responde por 18,1% de energia solar em geração distribuída no Brasil, com 81.684 ligações operacionais espalhadas em 841 cidades, respondendo por aproximadamente 98,6% das 853 cidades do estado. São cerca de 112.545 consumidores de energia solar, que reduziram suas contas de energia elétrica e têm maior autonomia e segurança energética.

Bruno Catta Preta, coordenador nacional da ABSOLAR em Minas Gerais, disse que o estado de Minas Gerais é, hoje, um importante polo de desenvolvimento de energia solar na geração distribuída. Bruno ainda disse que a tecnologia do uso de energia solar traz desenvolvimento sustentável para os moradores do estado de Minas Gerais, tendo um grande potencial para o desenvolvimento econômico e social, além de criar oportunidades de emprego e renda, atraindo investimento privado e cooperando no combate às mudanças climáticas.

Segundo a Absolar, estabelecer um marco legal para a geração distribuída de energia no Brasil é a melhor forma de evitar o risco de retorno de recursos solares e outros renováveis ​​para a geração distribuída de energia em telhados, paredes externas e pequenos terrenos no país. Atualmente, a Assembleia Nacional está passando um projeto de lei para debater o marco legal, e o projeto é apresentado pelo deputado federal Lafayette de Andrada.

Portanto, o apoio de uma sociedade organizada e de empresas locais é fundamental para o estabelecimento de um marco jurídico transparente, justo e que reconheça os benefícios da energia solar na geração distribuída de energia no país.

O presidente da Absolar diz que a energia solar cada vez mais terá um papel importante na abordagem estratégica para atingir as metas de desenvolvimento socioeconômico e sustentável em todos os estados brasileiros. Segundo ele, a tecnologia fotovoltaica é vital para a recuperação econômica após a pandemia, além de ser um recurso renovável que pode gerar mais empregos no planeta.

Estado do Espírito Santo também também se destaca, com marca significativa em geração distribuída

A ABSOLAR destacou ainda que além do estado de Minas Gerais, o Espírito Santo tem alcançado resultados notáveis ​​no setor de energia fotovoltaica na geração distribuída, com mais de 6.600 ligações operacionais, encontradas em todos os 78 municípios do estado. A entidade acrescentou que hoje existem cerca de 7.612 consumidores de energia elétrica no estado do Espírito Santo.

A potência operacional de imóveis industriais, residenciais, rurais, lojas e prédios públicos no estado do Espírito Santo é de 88,7 MW, que está entre os vinte estados brasileiros com maior potência instalada em modelo de geração distribuída. No ranking nacional da ABSOLAR, no qual Minas Gerais está no topo, a energia fotovoltaica distribuída do estado do Espírito Santo ocupa a 18ª posição. Só o estado responde por 1,8% de todo o parque solar distribuído nacional.

Relacionados
Mais recentes
COMPARTILHAR