Ecorodovias assume a BR-101, que será duplicada: Governo e TCU apostam em leilões de otimização para modernizar rodovias brasileiras
A Ecorodovias venceu o leilão de renovação da concessão da BR-101/ES/BA, garantindo um investimento massivo de mais de R$ 10,37 bilhões nos próximos 24 anos. O contrato inclui um trecho vital entre Mucuri (BA) e Mimoso do Sul (ES) e insere a companhia no centro de um ambicioso plano de modernização que impactará diretamente 26 municípios, reforçando o compromisso com a mobilidade, segurança e desenvolvimento regional.
Nova rodada de leilões amplia obras e fortalece infraestrutura nacional
O governo federal, com o aval do Tribunal de Contas da União, tem apostado em um modelo inovador de concessões que permite que a atual operadora participe de novos certames, desde que aceite metas mais rigorosas. No caso da Ecorodovias, que já administrava o trecho, a proposta foi única no leilão realizado em 26 de junho, mas exigirá modernizações profundas com foco em desempenho, sustentabilidade e experiência do usuário.
Segundo o Ministério dos Transportes, o pacote faz parte da segunda rodada de 15 novos leilões projetados para revitalizar a malha viária nacional, com foco em obras que agreguem valor tanto ao transporte de cargas quanto à vida de quem depende da estrada para trabalhar, estudar ou acessar serviços.
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Obras previstas: da duplicação à proteção da fauna
Confira os principais investimentos detalhados pela ANTT:
– 172,8 km de duplicações ao longo do trecho, inclusive em áreas críticas no segmento norte
– 41,1 km de faixas adicionais, aumentando a fluidez entre Mucuri e Linhares
– 33,6 km de vias marginais e 51 km de contornos urbanos em Ibiraçu e Fundão
– 14 trevos em desnível e 39 retornos em nível para reduzir acidentes
– 40 passarelas para pedestres e 75 novos pontos de ônibus
– 34 passagens de fauna, reforçando a proteção ambiental
– E a criação de 2 Pontos de Parada e Descanso (PPD) para caminhoneiros
Essas intervenções vão beneficiar diretamente municípios como Linhares, Aracruz, João Neiva e São Mateus, garantindo melhores condições de tráfego e segurança.
Governo Federal aposta em estrutura contratual moderna que facilita investimentos
Para o ministro dos Transportes, Renan Filho, o modelo adotado “representa um novo ciclo de concessões, com maior previsibilidade, transparência e eficiência”. Em entrevista ao Correio Braziliense, ele destacou que essa estrutura contratual garante obras com mais qualidade e menos burocracia.
Já o economista especializado em infraestrutura logística, Cláudio Frischtak, comentou ao Valor Econômico que “o novo modelo de concessão eleva a atratividade para investidores ao passo que fortalece o controle social sobre as entregas.”
Investimentos privados podem ultrapassar R$ 300 bilhões até 2030, diz BNDES
O caso da BR-101 segue o exemplo da concessão da BR-163, no Mato Grosso do Sul, que foi renovada por mais 29 anos com a Motiva (ex-CCR). Esse foi o primeiro leilão do tipo “otimização” no país, uma alternativa estratégica que atualiza contratos antigos com exigências modernas e metas de desempenho mais ambiciosas.
Segundo o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), esse modelo pode atrair até R$ 300 bilhões em investimentos privados em infraestrutura até 2030, se bem implementado.
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