1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Lamborghini apresenta Temerario GT3 para 2026: carro de corrida sem sistema híbrido com motor V8 de 550 cv
Tempo de leitura 4 min de leitura Comentários 0 comentários

Lamborghini apresenta Temerario GT3 para 2026: carro de corrida sem sistema híbrido com motor V8 de 550 cv

Escrito por Sara Aquino
Publicado em 25/07/2025 às 08:53
A Lamborghini revela o Temerario GT3, carro de competição com motor V8 biturbo de 550 cv e sem sistema híbrido!
Foto Divulgação DailySportsCar.
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
26 pessoas reagiram a isso.
Reagir ao artigo

A Lamborghini revela o Temerario GT3, carro de competição com motor V8 biturbo de 550 cv e sem sistema híbrido!

A Lamborghini lançou o novo Temerario GT3, modelo automotivo voltado exclusivamente para corridas, que descarta completamente o sistema híbrido.

Desenvolvido do zero na fábrica da marca, o carro traz um motor V8 biturbo de 550 cv e estreia nas pistas em 2026, nas 12 Horas de Sebring. A aposta representa um novo capítulo no compromisso esportivo da montadora italiana.

Lamborghini lança Temerario GT3 com motor V8 e sem sistema híbrido

A Lamborghini anunciou nesta semana o lançamento oficial do Temerario GT3, um veículo de corrida totalmente projetado para atender aos regulamentos da categoria GT3, sem o uso de sistema híbrido.

O modelo, que é baseado na versão de rua do Temerario, será apresentado pela primeira vez em março de 2026 durante as 12 Horas de Sebring, nos Estados Unidos.

Concebido, desenvolvido e produzido inteiramente na sede da Lamborghini, em Sant’Agata Bolognese, na Itália, o novo automóvel reforça o papel da marca no setor automotivo esportivo internacional.

A decisão de eliminar a motorização híbrida atende aos critérios da FIA para corridas GT3 e busca otimizar a performance e a operacionalidade em pista.

Estrutura desenvolvida para performance e agilidade nas pistas

A estrutura do Temerario GT3 é composta por um chassis do tipo spaceframe em alumínio, derivado da linha de produção do modelo de rua, mas significativamente modificado para a competição.

As mudanças incluem um subchassis traseiro removível, otimizado para acesso rápido ao motor e à transmissão, e a exclusão de elementos utilizados no sistema híbrido, que não está presente na versão de corrida.

Internamente, a carroceria em material compósito de fibra de carbono foi desenvolvida em parceria com o Centro Stile da Lamborghini. O objetivo foi equilibrar aerodinâmica, leveza e design icônico, mantendo a identidade visual da marca.

Motor V8 biturbo com 550 cv adaptado para exigências da GT3

O coração do novo modelo é um motor V8 biturbo de 4,0 litros, derivado da versão de produção, mas completamente revisto para se adequar aos regulamentos GT3.

Sem o sistema híbrido, o conjunto mecânico teve o turbo e a admissão modificados, entregando até 550 cavalos de potência — um número sujeito a ajustes por balanceamento de desempenho nas diferentes pistas.

Este motor foi equipado com tecnologias de ponta, como cambota plana de 180°, e bielas de titânio, que reduzem o peso e melhoram a resposta.

A transmissão é manual sequencial de seis marchas, projetada para trocas rápidas durante a corrida. O sistema de escape foi feito sob medida pela Capristo, especializada em soluções de alta performance.

Suspensão de seis vias e aerodinâmica inteligente

O novo Lamborghini híbrido de competição também recebeu uma suspensão inédita de seis vias da KW, a mesma fornecedora do projeto SC63 LMDh.

O sistema garante ajuste refinado e permite substituições rápidas em treinos e provas, otimizando o tempo nas boxes. As rodas são de 18 polegadas, fornecidas pela Ronal AG.

A aerodinâmica do Temerario GT3 foi otimizada para manter a estabilidade em altas velocidades e garantir equilíbrio nas curvas, com um conjunto que reduz significativamente as alterações de carga aerodinâmica. O fluxo de ar para os radiadores e o sistema de freios também foi cuidadosamente redesenhado.

Cockpit adaptado com ajuda de pilotos oficiais da Lamborghini

O interior do GT3 foi moldado com auxílio dos pilotos Marco Mapelli e Andrea Caldarelli, que contribuíram com feedback sobre ergonomia e operação durante provas longas.

O volante foi desenvolvido sob medida, com botões de fácil acesso e um novo sistema eletrônico de controle e telemetria.

Além disso, o sistema eletrônico embarcado recebeu uma atualização completa com novo painel digital, coleta de dados aprimorada e interface personalizada para os pilotos profissionais e clientes.

Estreia marcada e apoio às equipes com Huracán GT3

A estreia do Temerario GT3 está confirmada para março de 2026, na tradicional prova 12 Horas de Sebring, nos Estados Unidos.

Durante a fase de transição, a Lamborghini manterá o suporte técnico às equipes que seguem competindo com o Huracán GT3, enquanto prepara o novo modelo para as pistas globais.

Segundo Stephan Winkelmann, presidente e CEO da Lamborghini, “No seguimento do êxito desportivo e comercial do projeto Huracán GT3, com o qual vencemos 96 campeonatos e vendemos mais de 200 unidades, tivemos sempre em mente versões de competição desde o início do projeto Temerario. O Temerario GT3 irá apresentar-se como uma referência para os seus competidores, tal como já o fez o Temerario de estrada.”

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Sara Aquino

Farmacêutica Generalista e Redatora. Escrevo sobre Empregos, Cursos, Ciência, Tecnologia e Energia. Apaixonada por leitura, escrita e música.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x