1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Kombi elétrica da Volkswagen que estaciona sozinha supera número de vendas da Tesla na Alemanha 
Tempo de leitura 3 min de leitura

Kombi elétrica da Volkswagen que estaciona sozinha supera número de vendas da Tesla na Alemanha 

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 11/08/2023 às 17:09
Kombi elétrica da Volkswagen que estaciona sozinha supera número de vendas da Tesla na Alemanha 
Foto: Divulgação/VW Kombi elétrica

Ultrapassando a Tesla na Alemanha, a Volkswagen comercializou mais de 41 mil veículos, cerca de 2,8 mil vendas foram da VW Kombi elétrica. 

As grandes empresas de veículos estão investindo pesado na produção de modelos elétricos. Uma delas é a Volkswagen, que ultrapassou a Tesla e retomou a liderança nas vendas no mercado alemão nos primeiros sete meses do ano.

O resultado foi impulsionado pelo sucesso estrondoso da VW Kombi elétrica, a nova van elétrica inspirada na clássica Kombi.

Kombi elétrica da Volkswagen tem mais de 2,8  mil unidades vendidas

Além da Tesla, do multimilionário Elon Musk, a Volkswagen deixou para trás montadoras gigantes como Mercedes-Benz, BMW e Audi. Segundo dados da Autoridade Federal de Transporte Motorizado da Alemanha, foram 41.475 veículos elétricos vendidos pela VW até julho no país, contra 40.289 unidades da Tesla.

As duas ficaram bastante à frente da terceira colocada, a Mercedes-Benz, com 20.613 emplacamentos na mesma época, segundo dados da InsideEVs. A Audi e a BMW vêm na sequência, com 16.786 e 15.987 modelos elétricos vendidos, respectivamente. A Hyundai fica na sexta posição, com 15.411 emplacamentos.

O grande trunfo da Volkswagen para ultrapassar a Tesla foi sua VW Kombi. No total, foram 2.815 unidades da Kombi elétrica da Volkswagen vendidas na Alemanha nos primeiros sete meses, incluindo 536 apenas em julho.

Esse total representa 7% da venda de modelos elétricos da montadora alemã. Já em relação à Tesla, o Model Y respondeu por quase 75% das vendas, isto é, 28.829 unidades em sete meses. O Model 3 aparece logo atrás, com 9.045 emplacamentos, enquanto o Model S e o Model X ficaram muito atrás, com 855 e 494 vendas, respectivamente.

Volkswagen entrega nova versão da VW Kombi

No total, foram 268.926 emplacamentos de veículos elétricos na Alemanha entre janeiro e julho deste ano. Os números comprovam a tendência de alta deste novo mercado, mas ainda ficam abaixo das vendas de modelos com motor a combustão interna, que somaram 1,64 milhão no mesmo período. Em março a Volkswagen anunciou que trará uma nova versão da VW Kombi, que superou a Tesla em vendas.

Ainda não foi confirmado pela empresa quanto maior a nova versão será. Entretanto, há dados de que serão quase 30 centímetros extras, o que não parece muito no papel, mas faz uma grande diferença no veículo. Neste caso, é uma diferença enorme o suficiente para adicionar um assento extra na parte de trás do veículo.

A estimativa é que a nova versão traga motor duplo com mais potência para a América do Norte, que pode possuir uma bateria maior que 111 kWh, capaz de gerar 300 cavalos. Essas dúvidas devem ser respondidas apenas em algumas semanas. Entretanto, compradores da América do Norte ainda devem esperar até 2024 para conduzir a nova Kombi elétrica da Volkswagen.

Volkswagen traz boas notícias para o setor automotivo brasileiro

A Volkswagen também venderá os carros de forma convencional, diferente de antes, onde oferecia veículos por assinatura. Ciro Possobom, CEO da Volkswagen no Brasil, confirmou em entrevista à Rádio CBN que as próximas unidades dos carros serão comercializadas fora do esquema de assinatura.

Por ora, ainda não há expectativa de quando as vendas terão início ou quais serão os preços. Como a chegada da nova Kombi é recente, o preço da assinatura do modelo ainda não foi divulgado pela montadora.

O valor será algo essencial para saber do futuro dos veículos elétricos da VW no país. O mercado brasileiro está repleto de ofertas atrativas de marcas chinesas como BYD, que já derrubou o preço tabelado de outros carros elétricos no país.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos